Bom dia, Internauta! Seja bem-vindo(a) ao Site Itaquiraí Em Foco!
Documento sem título

07/10/2017 às

MS registra 45 casos de violência contra indígenas em 2016

Mato Grosso do Sul registrou 45 casos de violência contra indígenas em 2016, de acordo com relatório divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) nesta quinta-feira (5). O número é o maior entre as unidades da federação. O total registrado no Brasil foi de 156 casos no período.

Segundo o Cimi, Mato Grosso do Sul teve 15 assassinatos de índios, 16 tentativas de assassinato, quatro homicídios culposos, quatro lesões corporais dolosas, quatro casos de violência sexual, um de racismo e discriminação étnico-cultural e um na categoria ameaças várias.



Suicídios


O estado também foi um das áreas do país que registraram mais casos de suicídios de indígenas em 2016. De acordo com o Cimi, das 106 ocorrências no Brasil, 30 foram em Mato Grosso do Sul.



Violência contra o patrimônio


Outra categoria levantada pelo Cimi foi a de violência contra o patrimônio. Em 2016, Mato Grosso do Sul teve 102 casos de omissão e morosidade na regularização de terras, sete conflitos relativos a direitos territoriais e quatro invasões possessórias, exploração ilegal de recursos naturais e danos diversos ao patrimônio.



Relatório


Entitulado "Violência contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2016", o relatório do Cimi traz, além de dados, artigos sobre diversas questões relacionadas aos índios.

Fonte: G1


SAC: contato@itaquiraiemfoco.com.br

E-mail: fabio@itaquiraiemfoco.com.br



Clique e Veja Mais Notícias de Itaquiraí


(67) 9823-5388