Bom dia, Internauta! Seja bem-vindo(a) ao Site Itaquiraí Em Foco!
Documento sem título

,09/10/2017 às 07:48

Saiba como abrir seu negócio próprio aos 50 anos

2. Planeje bem
Seja uma lojinha de bijuteria, seja uma sorveteria, ou mesmo uma agência de viagens… Todo novo comércio exige que você faça um bom estudo do negócio, analise os investimentos necessários, o número de funcionários para começar, o espaço e os maquinários e o tempo de retorno. Conheça bem o cliente, o processo de desenvolvimento do produto, as dificuldades do negócio… Tudo isso tem que estar bem claro antes de você abrir as portas e encarar o mundo.

3. Estude muito
Sempre que necessário, converse com pessoas do ramo e estude. Procure o Sebrae, as prefeituras e as associações de classe da área em que você pretende atuar. Entenda qual é exatamente seu produto e como você vai convencer as pessoas de que elas precisam dele. Não se esqueça: se por um lado o empreendedor de 50 anos é mais resistente à pressão e é mais difícil de se assustar ou desanimar, por outro você não pode se dar ao luxo de perder o dinheiro suado da sua aposentadoria. Se tudo der errado, pode ser difícil arranjar um novo emprego com carteira assinada.

vagajic_GettyImages-530996076: –© /Saiba como abrir seu negócio próprio aos 50 anos/Getty Images –
4. Considere adotar uma franquia
Existem franquias muito acessíveis financeiramente, que já fornecem aquilo que você deseja oferecer. Mas será preciso pensar bem. Por um lado, você vai aderir a um pacote pronto, com maior controle sobre o investimento inicial e as possíveis taxas de retorno, além do suporte fornecido pela rede. Contudo é bom também pensar nos problemas desse tipo de negócio: em geral, as franquias têm suas limitações e padronizações.

Highwaystarz-Photography_GettyImages-482194526: –© /Saiba como abrir seu negócio próprio aos 50 anos/Getty Images –
5. Leve em consideração o prazer
Você já trabalhou demais e pode ter tido que passar muito tempo fazendo atividades de que não gostava. Agora, mesmo que precise empreender para complementar a renda, pare para pensar se o negócio escolhido vai proporcionar satisfação. Não se esqueça: finalmente chegou a hora de cuidar de você mesmo! Encontre um trabalho que deixe tempo livre para passear e curtir a família e os amigos.

Aleksander_Nakic_GettyImages-629781268: –© /Saiba como abrir seu negócio próprio aos 50 anos/Getty Images –
6. Esteja presente no ambiente virtual
Geralmente, os especialistas dizem que é melhor escolher um negócio que use sua experiência anterior e a rede de contatos formada ao longo de uma vida inteira de trabalho. Por outro lado, é preciso prestar atenção às novas tecnologias: elas mudam o jeito de produzir e de entregar e, em especial, a comunicação com os clientes. Se seu negócio for uma loja pequena, conhecida só pela vizinhança, você terá, certamente, que criar um site e colocar sua empresa nas principais redes sociais. Para isso, é importante estar preparado para responder a dúvidas e críticas 24 horas por dia, sete dias por semana.

deimagine_GettyImages-493375310: –© /Saiba como abrir seu negócio próprio aos 50 anos/Getty Images –
7. Faça sobrar tempo para você
Nesta fase da vida, você já percebeu que o trabalho não é tudo. Não deixe de aproveitar a família e os amigos. Tome cuidado para o novo emprego não tomar mais tempo do que você gostaria.

MSN


SAC: contato@itaquiraiemfoco.com.br

E-mail: Fabio@itaquiraiemfoco.com.br


Clique e Veja Mais Notícias


(67) 9823-5388