Não entenderão o seu caminho, mas tudo bem, é o seu, não é o deles

Como canta Lulu Santos: "O que eu ganho, o que eu perco, ninguém precisa saber." Às vezes, canto essa música para mim mesma, para me lembrar de que a vida continua sendo minha.


Um dia desses, resolvi mudar meu cabelo, não pedi a opinião de ninguém, só enviei fotos depois da mudança. Como esperado, muitos gostaram, e outros preferiram como antes, algo comum, eu sei, mas que me levou à reflexão de que se nada, absolutamente nada, agrada a todos, por que eu preciso esperar a aprovação alheia para fazer aquilo que quero?

Eu sempre fui de me importar com o que as pessoas mais próximas achariam disso ou daquilo mas, sabe, às vezes, não temos o apoio nem mesmo daqueles que mais amamos, e isso não diz respeito a quem está certo e quem está errado, mas a pontos de vista diferentes.


Então, se não é errado, por que me preocupar?

Ultimamente também tenho refletido sobre escolhas e prioridades, lamento o tempo que ficava questionando o porquê de atos de outras pessoas. Olhe, eu até poderia fazer diferente, mas sou eu, tenho as minhas prioridades, as minhas responsabilidades, não há como definir escolhas sem entender o que é essencial para cada um.


Às vezes, por nos preocupar demais com opiniões alheias, estas passam a ditar o que iremos fazer, e acabamos por ser a realização de sonhos e superação de expectativas de outras pessoas, menos o que realmente queríamos nos tornar. Além de isso ser desgastante, furta a preciosa vida que Deus nos deu.

Como canta Lulu Santos: "O que eu ganho, o que eu perco, ninguém precisa saber." Às vezes, canto essa música para mim mesma, para me lembrar de que a vida continua sendo minha.

Cada um tem a própria história, ninguém é apenas uma página, e sim um livro inteiro. Você conhece a estrada que percorreu, então não precisa se preocupar com a opinião de quem não calçou os seus sapatos. Não gosto de generalismos, então vou ajeitar: opiniões são pedaços, pedaços de tempo e histórias que pessoas alheias veem com os olhos e pensamentos delas.


Então não se prenda a conceitos limitados sobre você, o que eles conhecem é apenas uma ou algumas cenas, já você, o filme inteiro.