Corinthians segue sem o título da Sul-Americana; recorde as seis eliminações

Corinthians segue sem o título da Sul-Americana; recorde as seis eliminações

O Corinthians não conseguiu reverter a desvantagem do primeiro jogo e foi eliminado da Copa Sul-Americana pelo Independiente del Valle, nesta quarta-feira (25), em Quito, no Equador. Agora, o Timão soma a sua sexta eliminação na história da competição e segue sem vencer o torneio continental.

A edição de 2019, inclusive, foi a melhor campanha do Corinthians. Pela primeira vez, o clube do Parque São Jorge chegou até a semifinal do campeonato, o único que não foi vencido na história do time paulista.

A primeira participação do Timão na Sul-Americana aconteceu em 2003. Na ocasião, os corintianos caíram na primeira fase após as derrotas por 2 a 0 para Atlético-MG e Fluminense.

Em 2005, o então time treinado por Antônio Lopes chegou às quartas de final após passar por Goiás e River Plate. Diante do Pumas (México), no entanto, o Corinthians venceu por 2 a 1 em casa, mas sofreu um duro revés de 3 a 0 na volta.

No ano seguinte, o Timão atropelou o Vasco e avançou às oitavas de final. Já contra o Lanús, o clube brasileiro empatou em casa sem gols e perdeu por 4 a 2 na Argentina, se despedindo do torneio de forma precoce.

Em 2007, mais uma queda na fase inicial: derrota para o Botafogo por 3 a 1 no Rio de Janeiro, e novo revés em casa (2 a 1).

O Corinthians viveu um hiato de dez edições sem participar. Em 2017, a eliminação foi para o Racing, nas oitavas de final. Depois do empate na arena em 1 a 1, a equipe de Fábio Carille se descontrolou na Argentina, perdeu Jô e Rodriguinho por expulsão e saiu do torneio após a igualdade em 0 a 0.