Prefeitura de Campo Grande monitora a destinação de 57 mil toneladas de resíduos da construção civil por mês

Prefeitura de Campo Grande monitora a destinação de 57 mil toneladas de resíduos da construção civil por mês

Informação foi divulgada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luís Eduardo Costa.

Secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande, Luís Eduardo Costa.

Reprodução/TV Morena

A prefeitura de Campo Grande está monitorando a destinação de 57 mil toneladas de resíduos da construção civil por mês. O controle está sendo feito meio do Certificado de Transporte de Resíduo (CTR) Eletrônico, implantando nas caçambas que são utilizadas para coletar esse material, que tem de ser encaminhado para a destinação correta.

"Em janeiro, quando começamos um teste com o CTR Eletrônico foram 4,5 mil toneladas. Depois subiu para 20 mil, depois para 37 mil e hoje atingidos 57 mil toneladas sendo gestionadas. Ou seja, sabemos que esse resíduo que foi coletado na construção civil em uma obra, foi destinado a um local licenciado. Isso é muito pertinente", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município, Luís Eduardo Costa, em entrevista ao Papo das Seis, do Bom Dia MS desta quinta-feira (26).

Ele lembra que em 2018, quando o controle do CTR ainda era manual, a média era da emissão de 3.500 certificados por mês, mas a partir da implantação do novo sistema, saltou para mais de 10 mil por mês.

O CTR Eletrônico, conforme o secretário, facilita a fiscalização do uso das caçambas que é feita em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). Conforme Costa, na fiscalização é verificado, por exemplo, se a caçamba está colocada no local correto e se está no sistema de georreferenciamento. "Se não está, é uma caçamba clandestina, que não tem CTR e aí a fiscalização age", comenta.

De acordo com Costa, Campo Grande possuir cerca de 5 mil caçambas para o recolhimento de resíduos da construção, mas cerca de 2 mil estão sendo utilizadas.

Veja abaixo a entrevista do secretário de Meio Ambiente de Campo Grande:

Secretário de Meio Ambiente de Campo Grande é o entrevistado do Papo das 6