O Assunto #153: Vidas separadas pela quarentena

O Assunto #153: Vidas separadas pela quarentena

Boris Fausto e o filho Sergio Fausto conversam - à distância - com Renata Lo Prete sobre os aprendizados do cotidiano em isolamento social. Eles estão cada um em sua casa, na cidade de São Paulo. O historiador de 89 anos faz reflexões que vão desde o paralelo com a gripe espanhola, um século atrás, até a oportunidade de repensar hábitos e modos de pensar. O cientista político de 57 analisa o momento do Brasil, enquanto tenta conciliar o home office com as tarefas domésticas. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O isolamento social é uma das medidas mais eficientes para reduzir a velocidade do avanço da Covid-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida deve ser ainda mais dura para o grupo de risco: pessoas com comorbidade e acima de 60 anos devem respeitar a quarentena.

Ficar longe de família e amigos não é fácil. E muitas alternativas vêm pipocando em todo o país. Em Curitiba, Maria de Lourdes Ternoski de Assis completou seus 82 anos distante de muitos de seus familiares, mas sua filha organizou uma festa surpresa - virtual, pelo computador.

Em São Paulo, Boris Fausto, 89 anos e historiador, e Sergio Fausto, 57 anos e sociólogo, combinam "traquinagens" para manterem a comunicação. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com a dupla. Pai e filho contam como fazem para matar a saudade, a nova rotina em quarentena e os planos para quando tudo voltar à normalidade.

Coronavírus: ouça podcasts sobre a pandemia de Covid-19

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Gabriela Sarmento e Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Initial plugin text