Apple anuncia ferramenta de dados que mostra tendência da circulação das pessoas

Sistema é baseado no histórico do aplicativo Mapas, mas mantém usuário anônimo, diz a empresa. Objetivo é auxiliar no combate ao [...]

Apple anuncia ferramenta de dados que mostra tendência da circulação das pessoas

Sistema é baseado no histórico do aplicativo Mapas, mas mantém usuário anônimo, diz a empresa. Objetivo é auxiliar no combate ao coronavírus. Plataforma Apple mostra tendência de circulação de pessoas no Brasil

Apple/Reprodução

A Apple anunciou uma nova ferramenta de dados que mostra a tendência de circulação das pessoas em meio à pandemia de coronavírus.

O sistema não tem ligação com a ação conjunta com o Google que pretende alertar sobre o contato com alguém infectado pelo vírus.

Blog do Altieres: quais os desafios da tecnologia Apple-Google contra o coronavírus?

"Os dados de movimentação podem ser úteis para governos e autoridades de saúde na proteção de populações de alto risco, além de servir de base para novas políticas públicas ao indicar a variação no número de pessoas dirigindo, caminhando ou usando o transporte público nas comunidades", disse a Apple, em comunicado.

De acordo com a empresa, o relatório é baseado em dados de navegação do aplicativo Mapas da Apple e fornece tendências de movimentação em cidades e países ou regiões, mas garante que tudo é feito de forma anônima.

"O Mapas não associa dados de mobilidade ao Apple ID de um usuário, e a Apple não mantém um histórico de onde o usuário esteve", afirmou a empresa.

A plataforma está disponível em um site e abrange dados de cidades grandes e 63 países ou regiões.