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Caixa Tem falha no primeiro dia de liberação do FGTS emergencial

Por OSASCO RENOVE em 29/06/2020 às 20:19:13

Mesmo aqueles que conseguiram acessar o Caixa Tem têm relatado dificuldades para movimentar a grana ou usar o aplicativo para outras funções, como pagar boletos.

"Não estou conseguindo pagar a minha conta da operadora de celular, está impossível", queixou-se uma trabalhadora no Twitter. "O Caixa Tem está pedindo email para mandar código, mas o bendito código nunca chega", diz outra. "Alguém também está com problema em relação ao Caixa Tem, que aparece que não existe cadastro para o CPF informado?", questiona ainda outro usuário.

FILA DE ESPERA
A criação de uma "sala de espera virtual" no Caixa Tem também foi motivo de críticas por trabalhadores tentando movimentar a grana do FGTS emergencial.

"Por favor, aguarde. Você logo poderá acessar o aplicativo", diz a reprodução de uma tela de celular. Em outra imagem, há até uma estimativa de espera: "Horário previsto para entrar no aplicativo: mais do que uma hora".

"Até agora, nada. Não vê saldo, não paga nada e ainda tem que ficar mais de uma hora para ver essas informações", diz um jovem no Twitter.

"Estou no Caixa Tem e o tempo de espera passou de 35 para 52 minutos. Até virtualmente estão furando a fila", queixa-se uma usuária.

Caixa diz que houve instabilidade.

Em nota, a Caixa informa que o aplicativo Caixa Tem apresentou intermitências pontuais na manhã desta segunda (29), especificamente na funcionalidade para o pagamento de boletos, devido ao alto volume concentrado de solicitações.

"Todavia, os usuários puderam concluir as operações em novas tentativas ao longo do dia com a normalização do volume", acrescenta o banco.

A Caixa diz ainda que o Caixa Tem está disponível 24 horas por dia, todos os dias. "O banco implementa continuamente melhorias nas soluções de tecnologia, mas, considerando o grande volume de acessos, podem ocorrer intermitências no serviço nos momentos de maior concentração."

No Twitter, o conta oficial do banco (@Caixa) tem orientado os usuários a acessar o link http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixatem/Paginas/default.aspx. O perfil também explica que é possível, dentro do próprio Caixa Tem, verificar as opções "Preciso de ajuda" e "Problemas com o cadastro".

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS
Os valores caem na conta conforme o mês de aniversário. Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas do FGTS poderão ser beneficiados. O valor máximo é de R$ 1.045, independentemente do saldo disponível na conta.

Para viabilizar o pagamento, a Caixa criará, automaticamente, a poupança social digital a todos os trabalhadores que têm grana no fundo.

Antes da data de liberação do saque, a movimentação do recurso terá de ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, por onde será possível pagar contas ou fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.

Quando o saque for liberado – novamente seguindo calendário de acordo com o mês de aniversário– o beneficiário também terá de utilizar o Caixa Tem para retirar o dinheiro em terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas. Antes de sacar, é preciso gerar um código para liberar a operação.

Quem não quiser receber o dinheiro nem ter a conta criada precisa informar o banco, pelos canais oficiais, até dez dias antes da liberação do crédito Caso o crédito já tenha sido depositado na poupança social digital, o trabalhador poderá solicitar o retorno do valor à conta do FGTS.

Se não houver movimentação na poupança social digital até o dia 30 de novembro, o valor voltará para a conta do FGTS com correção monetária.

Fonte: Banda B

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