RECEITA DE HOJE: CARNE MOÍDA COM CEBOLA E PIMENTA SÍRIA

RECEITA DE HOJE: CARNE MOÍDA COM CEBOLA E PIMENTA SÍRIA

INGREDIENTES

  • 500 g de patinho moído
  • ½ cebola
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ¼ de colher (chá) de pimenta síria
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto separa os outros ingredientes — se estiver gelada na hora de ir para a panela, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.
  2. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas, de 0,5 cm.
  3. Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade da carne moída, distribuindo em montinhos por todo o fundo da panela — assim ela doura melhor, sem acumular água. Deixe cozinhar sem mexer por 1 minuto para a carne ficar bem dourada.
  4. Com uma pinça, vire os montinhos de carne e deixe dourar por mais 1 minuto. Transfira para uma tigela e repita com o restante da carne, regando a frigideira com um fio de azeite, caso necessário.
  5. Mantenha a frigideira em fogo médio e volte a primeira leva de carne dourada. Com a espátula, afaste a carne para as laterais, abrindo espaço no centro da frigideira. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e refogue rapidamente.
  6. Tempere tudo com sal e a pimenta síria, misture a carne com a cebola e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para desmanchar os pedaços de carne e ela terminar de cozinhar.
  7. Regue a frigideira com água aos poucos, de colher em colher, mexendo com a espátula para dissolver os queimadinhos da panela e incorporar os sabores do refogado – a quantidade de água pode variar, não coloque muita de uma só vez para a carne não ficar aguada, cerca de 2 colheres (sopa). Sirva a seguir com arroz, feijão e legumes assados.