Ivermectina terá venda controlada após onda de rumores sobre tratamento para covid-19

Ivermectina terá venda controlada após onda de rumores sobre tratamento para covid-19

 

Houve um salto da procura pelo medicamento como um suposto tratamento ou método de prevenção para covid-19, apesar de não haver evidências científicas de que ele é eficaz para esses fins, e a agência mudou as regras para sua compra nas farmácias por causa disso.

Em vez de uma receita simples, o consumidor deverá ter agora em mãos uma receita branca especial em duas vias, das quais uma ficará retida na farmácia. Cada receita terá validade de 30 dias, a partir da data de emissão, e poderá ser usada uma única vez.

O objetivo deste tipo de medida é garantir que os estoques que existem no mercado não se esgotem, ao combater a venda indiscriminada de remédios que têm sido divulgados para tratamento ou uso profilático para covid-19, sem que haja estudos que apontem que eles têm de fato esses efeitos.

Em março, a Anvisa fez o mesmo com a cloroquina e hidroxicloroquina, também por causa do aumento da procura nas farmácias.

Em abril, foi a vez do antiparasitário nitazoxanida, vendido no Brasil sob a marca Anitta, após o Ministério da Ciência anunciar que iria testá-lo como tratamento para covid-19.

A mudança do regime de controle da venda da ivermectina foi anunciada com a publicação de resolução nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

"Isso é para garantir que o medicamento não falte para que as pessoas que precisam dele sob prescrição médica. Será mais fácil achá-lo na drogaria, ao evitar possíveis desabastecimentos", disse Marcus Miranda, diretor da Anvisa.

Ivermectina é a "nova cloroquina"

A ivermectina é comercializada desde o início dos anos 1980 para combater verminoses e parasitas, como piolhos, pulgas e carrapatos, em animais e seres humanos.

O medicamento atua no sistema nervoso central dos vermes e parasitas, provocando paralisia, e costuma ser usado em dose única.

Como a BBC News Brasil mostrou, a procura pela ivermectina aumentou bastante nos últimos meses, em especial desde o início de junho.

"A ivermectina é hoje o que a cloroquina era em março. As pessoas se convenceram de que ela pode ter algum efeito (contra a covid-19) e foram atrás de forma descontrolada", diz a infectologista Raquel Stucchi, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Google aponta a ivermectina é o medicamento em teste contra a covid-19 mais buscado no Brasil hoje. Entre maio e julho, a ivermectina foi três vezes mais buscada do que a cloroquina.

De acordo com a empresa, o país é o terceiro país do mundo com mais interesse pela droga, atrás apenas da Bolívia e do Peru, onde a ivermectina tem sido usada no tratamento da covid-19, mesmo sem comprovação científica da sua eficácia.

Em algumas farmácias, ele chegou a sumir das prateleiras. E as fabricantes reforçaram a produção para dar conta da demanda.

Várias cidades estão distribuindo ivermectina em massa para a população como supostos tratamento ou prevenção da covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez menções à ivermectina como um suposto tratamento para a infecção pelo novo coronavírus, e muitas mensagens circularam no WhatsApp recomendando seu uso "para prevenir o contágio".

Além disso, alguns médicos vêm recomendando, nos consultórios e na internet, que as pessoas a tomem para evitar ou tratar a covid-19.

Para ler a matéria completa na BBC Brasil clique aqui.