Contágio acelerado por coronavírus completa 15 semanas no Brasil, indicam cálculos

Contágio acelerado por coronavírus completa 15 semanas no Brasil, indicam cálculos

Dados compilados pela agência europeia de controle de doenças infecciosas também mostraram que o número de novos casos de Covid-19 no Brasil está em alta e já é mais que o dobro dos registrados há dois meses. Segundo a OMS, sem medidas coordenadas de restrição ao contágio, o Brasil ainda terá um "longo caminho" antes de domar o coronavírus.

Dos países da América do Sul com mais de dez casos nas últimas duas semanas, só o Chile tem taxa de transmissão abaixo de 1. O índice do país está em 0,94, ou seja, cada 100 habitantes infectam outros 94, que passam o coronavírus para 88, depois 83, desacelerando a expansão da doença.

Além do Brasil, Argentina e Bolívia (1,16), Venezuela (1,13), Colômbia, Peru e Equador (1,09) apresentam contágio acelerado.

Com exceção do Uruguai, de Suriname e da Guiana, onde ocorrem focos isolados da doença, todos os países sul-americanos apresentam transmissão comunitária sustentada.

Especialistas em epidemias têm ressaltado que, como o Brasil é grande e diversificado, a velocidade da transmissão pode variar bastante de acordo com a região, com mostra o acompanhamento dos casos feito pela Folha de S.Paulo. Há três semanas, a OMS afirmou que o Rt brasileiro varia, geograficamente, de 0,5 a 1,5.

O Imperial College calcula a taxa com base no número de mortes reportadas, dado menos sujeito a subnotificações; como há uma defasagem entre o momento do contágio e a morte, mudanças nas políticas de combate à epidemia levam em média duas semanas para se refletirem nos cálculos.

Segundo as estimativas do centro britânico, o Brasil terá o maior número de mortes por coronavírus nesta semana, 7.870. O país lidera o número de óbitos esperados também há 15 semanas. Na Índia, são esperados 5.620 óbitos, e no México, 4.340 (os Estados Unidos não entram no relatório, pois seus dados são calculados por estado, em estudo à parte).

Com base nos óbitos relatados, o Imperial College estima também que o número de casos de contágio no Brasil seja cerca do dobro dos registrados.

Publicado primeiro em Banda B » Contágio acelerado por coronavírus completa 15 semanas no Brasil, indicam cálculos