Governo Federal reconhece situação de emergência devida às queimadas no Pantanal

Governo Federal reconhece situação de emergência devida às queimadas no Pantanal

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu o estado de emergência em Corumbá e Ladário, em decorrência de incêndio florestal que já se arrasta há vários dias. O reconhecimento foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (6), pela nº 2127/20, assinada por Alexandre Lucas Alves, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A considera o Decreto nº 81, de 27 de julho de 2020, do do Mato Grosso do Sul, que estabeleceu a situação de emergência por 180 dias em partes das áreas rurais de Corumbá e Ladário. Uma retificação na matéria retificou informação de que as queimadas teriam consumido mais de 1 milhão de hectares de e de vegetação, passando a considerar quantidade acima de 300 mil hectares.

Desde o dia 27, a força-tarefa montada para conter o avanço do fogo, por meio de apoio aéreo e das forças de socorro locais, passou a contar coma aeronave Hércules C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira), além de helicópteros da Aeronáutica e da Marinha.


Cerca de 50 militares do Corpo de Bombeiros trabalham na operação, com o apoio de oito veículos terrestres da corporação. Foram mobilizados para a Operação II, bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. O Centro de Comando da Operação foi instalado em Ladário.