TELHA DE POLENTA CROCANTE

TELHA DE POLENTA CROCANTE

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de polenta instantânea
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura média).
  2. Leve uma panela com a água ao fogo médio. Quando ferver, tempere com o sal e adicione a polenta em fio, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 3 minutos até a polenta ficar cremosa e começar a soltar do fundo da panela. Adicione o parmesão, a manteiga e misture bem.
  3. Transfira imediatamente a polenta quente para uma assadeira antiaderente, de cerca de 20 cm x 30 cm – raspe bem com uma espátula de silicone para aproveitar toda a polenta.
  4. Com uma espátula de confeiteiro (ou de silicone), espalhe a polenta por todo o fundo da assadeira, formando uma camada fina e uniforme – é importante que a camada fique uniforme, do contrário algumas partes da telha podem queimar enquanto outras ficam muito moles.
  5. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos, ou até a telha ficar sequinha e começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de quebrar em pedaços e servir – ela fica crocante depois de fria.

COMO ARMAZENAR

Dura até três dias em pote (ou saco) com fechamento hermético. Você pode armazenar a telha inteira ou quebrada em pedaços.