ORECCHIETTE CASEIRO COM MOLHO DE TOMATE E TOMATES ASSADOS

ORECCHIETTE CASEIRO COM MOLHO DE TOMATE E TOMATES ASSADOS

INGREDIENTES

  • 2 xícara (chá) de semolina de trigo durum (320 g)
  • ? de xícara (chá) de água morna (160 ml)
  • sal para cozinhar a massa
  • semolina a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela grande, coloque a farinha de semolina e abra um buraco no centro. Vá acrescentando a água morna aos poucos, misturando com um garfo do centro para fora – é importante incorporar a água à farinha aos poucos para não colocar água em excesso, no começo vai parecer seco demais, mas é assim mesmo.
  2. Assim que você conseguir formar uma bolota, ainda não homogênea, transfira a massa para a bancada e sove por 10 minutos, até a massa ficar lisa e macia. A textura é mais firme e seca do que uma massa de pão – se ficar muito úmida já na sova, será mais difícil de modelar o macarrão após o descanso. No começo, é um pouco mais difícil mesmo, parece que não vai dar certo, mas conforme a massa é sovada ela vai ficando lisinha e macia.
  3. Embale a massa com filme (ou num saco plástico) e deixe descansar por 30 minutos – esse descanso é essencial, a massa fica menos elástica e mais macia, facilitando a modelagem. Se preferir utilizar um pano, umedeça-o com um pouco de água, pois a massa pode ressecar. Enquanto isso, aproveite para preparar o molho e os tomates assados.
  4. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte uma porção da massa e modele formando um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Com a espátula, corte o rolinho em pedaços de cerca de 1 cm. Mantenha o restante da massa coberta para não ressecar. Atenção: não precisa polvilhar a bancada com semolina para modelar a massa.
  5. Para modelar os orecchiettes: posicione a ponta de uma faca sem serra na extremidade do pedaço da massa e faça um movimento único, puxando a massa ao mesmo tempo que pressiona levemente contra a bancada – a massa vai enrolar, formando um chapéu. Desvire o chapéu, utilizando a ponta do dedão como molde para dar o formato típico do macarrão orecchiette. Transfira os orecchiettes modelados para uma assadeira polvilhada com um pouco de semolina para evitar que grudem um no outro e repita com o restante da massa.
  6. Para cozinhar a massa: leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, misture 2 colheres (sopa) de sal e adicione os orecchiettes. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem al dente.
  7. Assim que estiverem cozidos, escorra a água e sirva os orecchiettes com o molho de tomate e os tomates assados.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 2 latas de tomate pelado (com o líquido)
  • 2 ramos de manjericão (cerca de 10 folhas)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ cebola
  • 1 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Abra as latas e transfira os tomates (com o líquido) para o liquidificador. Bata até ficar liso – se os tomates forem batidos após o cozimento o molho fica alaranjado.
  2. Numa panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio. Quando o azeite estiver quente, adicione 1 ramo de manjericão e deixe fritar por apenas 2 minutos. Retire do fogo, acrescente a cebola, o tomate batido e tempere com o sal e pimenta a gosto.
  3. Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por 6 minutos contados após a fervura. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão fresco, a manteiga e mexa delicadamente para derreter – ela deixa o molho ainda mais aveludado. Reserve.

PARA OS TOMATES ASSADOS

INGREDIENTES

  • 4 tomates italianos grandes
  • 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
  • azeite a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Lave e seque bem os tomates. Unte uma assadeira grande, de preferência antiaderente, com uma camada fina de azeite.
  3. Corte apenas uma pontinha da base do tomate – assim essa fatia fica de pé na assadeira. Corte cada tomate em 3 rodelas – as rodelas devem ficar bem grossas mesmo, para não desmancharem depois de assadas.
  4. Distribua as rodelas na assadeira e cubra cada uma com ½ colher (sopa) do queijo ralado. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até o queijo dourar.
  5. Retire do forno e deixe amornar por 2 minutos antes de servir com o macarrão – o tomate sai bem macio do forno, esses minutinhos são essenciais para você conseguir tirar as fatias da assadeira sem desmanchar.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode preparar essa refeição em etapas. O molho pode ser preparado até 3 dias antes e mantido na geladeira. Os orecchiettes podem ser preparados e congelados até 3 meses antes. Na hora de servir, asse os tomates, aqueça o molho e cozinhe o macarrão.


PODE CONGELAR

A massa preparada com semolina e água congela super bem. Disponha os orechiettes modelados numa assadeira, um ao lado do outro, e leve ao freezer. Assim que estiver congelado, após cerca de 2 horas, transfira o macarrão para um pote ou saco com fechamento hermético e mantenha congelado por até 3 meses – dessa forma os orechiettes ficam soltinhos e você utiliza apenas a quantidade desejada. Para cozinhar, mergulhe os orecchiettes congelados (direto do freezer) em água fervente e deixe cozinhar por 3 minutos (ele cozinha em menos tempo depois de congelado).