SALADA DE REPOLHO COM MAÇÃ NO ESPETO

SALADA DE REPOLHO COM MAÇÃ NO ESPETO

INGREDIENTES

  • ? de xícara (chá) de iogurte natural (170 g)
  • 3 colheres (sopa) de queijo azul (cerca de 60 g)
  • 1 dente de alho
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • uma pitada de sal

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes no mini-processador e bata bem até formar um molho liso – cuidado ao temperar com sal pois alguns queijos são mais salgados que outros. Transfira para uma molheira e reserve na geladeira enquanto prepara os espetinhos.

PARA OS ESPETINHOS

INGREDIENTES

  • 1 repolho roxo
  • 2 maçãs grandes
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • nozes tostadas picadas a gosto para servir

MODO DE PREPARO

  1. Coloque 10 palitos de bambu numa assadeira, cubra com água e deixe de molho enquanto separa os ingredientes – isso evita que eles queimem na hora de grelhar.
  2. Corte o repolho roxo ao meio, com cuidado corte e descarte o miolo – assim as folhas ficam soltas para montar os espetos. Apoie a parte plana na tábua e corte cada metade em 4 gomos. Corte cada gomo em fatias de cerca de 3 cm – a ideia é deixar as folhas no formato próximo de quadrados para a montagem dos espetos.
  3. Transfira o repolho fatiado para uma tigela e lave bem com água corrente. Passe por uma peneira e deixe escorrer bem a água – se possível, utilize uma centrífuga de saladas, quanto mais sequinhas estiverem as folhas melhor na hora de grelha.
  4. Lave, seque e corte as maçãs ao meio. Corte cada metade em 4 gomos, descarte as sementes e corte cada gomo ao meio – no total você vai ter 16 pedaços por maçã.
  5. Para montar os espetinhos: escorra a água dos palitos de bambu. Junte várias fatias de repolho formando um bloco de cerca de 3 cm e espete no palito – lembre-se de deixar pelo menos 4 cm da base do espeto livre para segurar. Espete um pedaço de maçã, com cuidado para não quebrar a fruta, e continue intercalando até finalizar com repolho.
  6. Leve uma grelha de ferro ao fogo alto para aquecer (se preferir utilize uma chapa de ferro ou bistequeira). Regue os espetinhos com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto.
  7. Quando a grelha estiver bem quente, disponha quantos espetos couberem um ao lado do outro e deixe grelhar de 2 a 3 minutos de cada lado até o repolho ficar bem tostadinho – vá virando o espeto para grelhar por igual, pois o repolho e a maçã não são cubos perfeitos e acabam não encostando completamente na grelha.
  8. Transfira os espetinhos grelhados para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir com o molho de iogurte e salpicado com as nozes.

SOBROU REPOLHO?

Caso tenha sobrado pedaços menores de repolho veja aqui uma lista de receitas para aproveitar esse legume.