Fiocruz espera que vacinação contra covid-19 comece até março de 2021

Dom Orani acendeu uma pira para iluminar os cientistas nos estudos da vacina - Nina Lima/ divulgação do crematório/ cemitério da penitênciaJardim in [...]

Fiocruz espera que vacinação contra covid-19 comece até março de 2021

Dom Orani acendeu uma pira para iluminar os cientistas nos estudos da vacina - Nina Lima/ divulgação do crematório/ cemitério da penitência

Jardim in Memoriam

Logo após acender a pira, o cardeal batizou o Jardim in Memoriam, espaço para reflexão e conexão com parentes e amigos que partiram, que tem 30 metros de extensão numa área de mil metros quadrados e ao ar livre na forma de um columbário-jardim formado por 157 estruturas tubulares de três a seis metros de altura que desembocam num espelho d"água.“[O projeto] desperta a sensação de pertencimento da vida, através da reprodução do que chamo de curvas sagradas”, disse a autora do projeto, Crisa Santos. O cemitério abriga desde setembro um memorial das vítimas da Covid-19, realizado pela mesma arquiteta.

Depois de batizar o jardim, dom Orani, plantou no Jardim in Memoriam uma muda de jequitibá-açu, árvore-símbolo do Rio de Janeiro, que está em extinção e representa a perpetuidade e a evolução da vida. O plantio de árvores neste dia de Finados foi sugerido pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também é uma referência a importância da preservação do meio ambiente e contra as queimadas no país.

Visitação

De acordo com a assessoria do Crematório e Cemitério da Penitência, até as 11 h, cerca de mil pessoas visitaram o local. Por causa da pandemia, foi montado um esquema com medidas restritivas com medição de temperatura, distanciamento social e disposição de álcool em gel. Além disso, todas as missas foram marcadas para realização ao ar livre.