ahanguera
FRUTARIA AVENIDA TOPO
ROSAS TOPO
SCOOBY TOPO
banner pao bento

Cone sul quer eleger pelo menos dois deputados estaduais em 2022

-Articulistas políticos já começam a analisar futuros nomes para preencher lacuna deixada por Onevan; nome de Ricardo Fávaro é opção-

Por Roney Minella em 20/11/2020 às 14:00:11

O resultado das elei√ß√Ķes municipais do último dia 15 de novembro reflete absolutamente nos rumos que a política dever√° tomar a partir de agora, com vistas às elei√ß√Ķes gerais de 2022. É o processo natural, porém, requer an√°lise apurada.

Mesmo alguns "torcendo o nariz" por considerarem prematuro discutir o assunto, os acontecimentos do momento permitem as conjecturas. Por isso, centralizamos essa leitura somente em rela√ß√£o à regi√£o cone sul de Mato Grosso do Sul, que compreende 13 municípios, sendo eles, Naviraí, Amambai, Caarapó, Itaquiraí, Mundo Novo, Iguatemi, Coronel Sapucaia, Paranhos, Eldorado, Aral Moreira, Sete Quedas, Japor√£ e Juti. Juntos possuem uma popula√ß√£o de 272.182 pessoas e 180.089 eleitores.

Em 24 de janeiro deste ano, uma triste notícia tomou conta do notici√°rio estadual. Foi o homicídio doloso que tirou a vida do ex-prefeito de Amambai por tr√™s mandatos, Dirceu Lanzarini. À época, Dirceu era secret√°rio especial de articula√ß√£o política do Governo do Estado. Cargo semelhante ele havia ocupado nos governos de Zeca do PT e de André Puccinelli, provando que possuía total tr√Ęnsito político junto às principais lideran√ßas de MS.

Recentemente, no último dia 13 de novembro outra notícia triste impactou os meios políticos do Estado e, principalmente, da regi√£o cone sul. Morria o deputado estadual do slogan "Firme no que faz" Onevan José de Matos, candidato a prefeito de Naviraí pelo PSDB. Como deputado foram 9 mandatos. O primeiro deles em 1978, logo após a cria√ß√£o de Mato Grosso do Sul, quando participou ent√£o da elabora√ß√£o da 1¬™ Constitui√ß√£o da nova unidade da Federa√ß√£o. Em todas as legislaturas seguintes Onevan atuou em defesa dos municípios que frequentava assiduamente, tornando-se o maior representante da regi√£o no parlamento estadual.

Os dois episódios, distintos, descrevem, porém, que o cone sul perdeu, em menos de 10 meses, o seu principal deputado estadual e o grande representante dentro do Governo do Estado, Lanzarini, figura política emergente que seria o nome para buscar vaga para o c√Ęmara estadual na próxima elei√ß√£o de 2022. Mas, nesta ópera, a regi√£o ficou sem "maestro" e os eleitores imediatamente apontaram a premente necessidade de se preencher a lacuna deixada pelo deputado Onevan.

A primeira suplente, ex-vereadora e ex-prefeita de Eldorado por dois mandatos Mara Elisa Navachi Caseiro (PSDB), foi empossada deputada, retornando à C√Ęmara Estadual após ficar longe da AL por 22 meses. Porém, Mara tem seu próprio eleitorado. Ela n√£o substitui Onevan. Ocupa seu próprio cargo e espa√ßo. Esta é a vis√£o da maioria dos prefeitos dos municípios aqui listados. Ali√°s, todos ressentem que a regi√£o cone sul deve eleger, sempre, no mínimo dois deputados estaduais. Neste prisma fica a pergunta. Quem poderia bem representar a regi√£o cone sul e preencher a lacuna legislativa deixada por Onevan?

Analisando a performance legislativa, administrativa e a√ß√Ķes executivas, eis que os articulistas políticos do sul do Estado identificam pelo menos um nome. O mesmo j√° est√° sendo lembrado e apontado com absoluta tranquilidade, pois, foi vereador, prefeito e termina no próximo dia 31 de dezembro o seu segundo mandato consecutivo. Trata-se de Ricardo F√°varo Neto, de Itaquiraí e, conforme o resultado eleitoral de seu município, conseguiu eleger o seu sucessor.

F√°varo est√° encerrando seu mandato de prefeito com o mesmo g√°s que iniciou a primeira gest√£o em janeiro de 2013. Mais uma vez, lan√ßando e executando obras, mantendo as finan√ßas da Prefeitura em dia, nunca tendo atrasado os sal√°rios dos colaboradores do executivo municipal. N√£o é pouco afirmar que com compet√™ncia, dinamismo e modernismo est√° deixando a m√°quina pública azeitada para o próximo prefeito eleito Thalles Tonazelli (DEM), devido justamente à sua gest√£o eficiente e de resultados. Ali√°s, para eleger-se Tomazelli contou com o apoio e, sobretudo, o prestígio político de Ricardo F√°varo.

Portanto, devido ao talento político, compromisso com o seu município, por j√° ser conhecido como homem de a√ß√£o, cumpridor de palavras e, sobretudo, por ter adotado novo estilo de administra√ß√£o, com perfil longe da política ultrapassada, Ricardo F√°varo torna-se, naturalmente, a mais nova express√£o política n√£o só de Itaquiraí, mas da regi√£o cone sul, predicados que lhe permitem ser apontado como op√ß√£o política para a próxima legislatura estadual. Ou alguém conhece outra lideran√ßa emergente com o mesmo perfil de F√°varo?. Os próprios articulistas respondem que, hoje, dificilmente, outro nome poderia ser apontado. Seria como procurar agulha em palheiro.

Foto: Roney Minella

Nome de Ricardo F√°varo (foto acima) j√° é citado em an√°lises de articulistas políticos de olho em 2022

BANNER RE9
aciita topo
bello alimentos
otica
clinica

Coment√°rios

CAMPANHA BELLO ALIMENTOS
daiane papini
florai