É possível alguém usar uma rede Wi-Fi de forma 'invisível' ou invadir o celular para se conectar ao Wi-Fi?

Tira-dúvidas explica como e possível conferir os dispositivos conectados ao Wi-Fi e proteger a rede. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da [...]

É possível alguém usar uma rede Wi-Fi de forma 'invisível' ou invadir o celular para se conectar ao Wi-Fi?
Tira-dúvidas explica como e possível conferir os dispositivos conectados ao Wi-Fi e proteger a rede. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

Logo do Wi-Fi.

Divulgação

E possível alguém invadir meu Wi-Fi e ficar oculto, usando minha rede sem eu vê-lo? – Alyson

Os dispositivos conectados a uma rede Wi-Fi ficam listados em seu roteador/ponto de acesso Wi-Fi. Cada modelo de equipamento apresenta essa informação de uma forma diferente e você nem sempre terá muitos detalhes sobre os dispositivos conectados, mas essa informação estará lá.

Você também pode usar programas no computador ou aplicativos no celular para a mesma finalidade. No Windows, o blog pode recomendar o Wireless Network Watcher, que é gratuito.

No entanto, nenhum software terá condições ideais para detectar todos os dispositivos da mesma forma que o seu roteador.

Portanto, se você precisa monitorar quem acessa a sua rede Wi-Fi regularmente, o ideal é que você conheça o recurso que lista as conexões em seu equipamento.

De modo geral, você precisa acessar a tela de administração do roteador, o que é feito pelo seu navegador de internet, digitar a senha de administração e então procurar a opção correta no menu para ver os clientes ou dispositivos conectados.

Dispositivos conectados à rede Wi-Fi em lista fornecida por um roteador. Software permite visualizar informações sobre o identificador de rede dos dispositivos e mostra a marca associada (na imagem, o roteador identifica um dispositivo da NVIDIA).

Reprodução

Caso precise de ajuda e não encontre instruções específicas para o seu roteador, o blog sugere um contato com o suporte técnico do equipamento.

É possível que o provedor de internet também possa ajudar nos casos em que o aparelho foi cedido em um pacote com a conexão.

Se você desconfia que alguém possa estar usando o seu Wi-Fi sem autorização, o melhor a se fazer é mudar a senha do Wi-Fi.

Esse procedimento também varia de acordo com o modelo do seu roteador. Após a troca da senha, quem estava "roubando" sua internet não poderá mais usá-la.

Lembre-se que a segurança do Wi-Fi deve ser configurada para o WPA2.

SAIBA MAIS: É possível bloquear e esconder o nome da rede Wi-Fi para que ninguém possa vê-la?

Tire dúvidas sobre Wi-Fi: celular pode ser hackeado? Como ter privacidade?

Conexão ao Wi-Fi pelo celular?

Tenho internet em casa com três computadores conectados, além de TV e celular. Percebi algo estranho em meu celular que, quando estava conectado ao Wi-Fi da casa, do nada o Facebook saiu. Na sequência, eu já mudei a senha.

Então percebi que o Wi-Fi e a rede móvel do meu celular estavam reduzidas. Pesquisei na internet sobre Wi-Fi no celular e, com o uso de um app, percebi que além do meu Asus Zenfone 5 estavam outros celulares, home, televisão, Xbox e "genérico" aparecendo conectados à rede Wi-Fi do meu celular.

É possível que através do meu celular alguém possa estar conectado em outros aparelhos da casa?

O que devo fazer para que estes aparelhos não tenham acesso ao Wi-Fi do meu celular, pois não os incluí e desconheço muitos deles. – Adriana dos Anjos

Adriana, os dispositivos que o aplicativo listou não estão conectados "ao Wi-Fi do seu celular".

É importante entender essa diferença, porque os celulares possuem um recurso de "hotspot Wi-Fi" que de fato cria uma rede Wi-Fi tendo seu celular como "centro". Essa rede serve exclusivamente para compartilhar a conexão 3G ou 4G do seu aparelho.

O hotspot pode ser usado para permitir que um notebook acesse a internet em um local onde não há outras redes Wi-Fi disponíveis, "puxando" a internet do seu celular, por exemplo.

Em geral não é possível manter o hotspot ativado quando você conecta a uma rede Wi-Fi.

Portanto, se você está conectada a uma rede Wi-Fi com seu celular, a função de hotspot estará desligada e a rede Wi-Fi a que você está conectada é a do roteador sem fio.

Roteador de internet é responsável por autorizar conexões ao Wi-Fi.

Altieres Rohr/G1

Sendo assim, como explicado acima, é o roteador que terá todas as informações sobre os dispositivos conectados.

Os aplicativos em seu celular fazem uma varredura na rede para tentar identificar outros aparelhos, mas nem sempre isso é 100% correto e de forma alguma significa que esses aparelhos estão conectados "ao seu celular". São apenas dispositivos na mesma rede.

A solução também é a mesma: troque a senha do Wi-Fi no seu roteador. Todos os aparelhos terão de ser reconfigurados para a nova senha e, dessa forma, você poderá saber o que está conectado.

Quanto ao seu celular, não sendo o "hotspot Wi-Fi", não há nada que você possa fazer para evitar a conexão à mesma rede Wi-Fi em que ele está. O que autoriza os dispositivos a conectarem na rede Wi-Fi é o roteador, e é ele que terá de ser ajustado.

Entenda o endereço MAC

A conexão dos dispositivos é associada ao endereço MAC (Media Access Control), um número normalmente expresso em formato hexadecimal (0 a 9 e A a F). O início desse identificador é atribuído ao fabricante, o que permite saber de que marca é um celular ou uma TV conectada à rede Wi-Fi.

No caso dos computadores, a marca exibida será quase sempre a do fabricante da placa de rede (Realtek, Intel, Qualcomm ou Killer, por exemplo).

Você também pode consultar o MAC dos seus próprios dispositivos. No Windows, a tela "Status de rede" no painel Configurações dá acesso à tela "Exibir propriedades do hardware e conexão", onde você encontrará o MAC da sua placa de rede, por exemplo.

Se você tiver paciência para conferir e anotar o MAC de todos os seus dispositivos, você poderá "mapear" a sua rede e saber exatamente quais dispositivos estão conectados.

Esse trabalho normalmente não compensa, já que é mais fácil controlar o acesso limitando a disponibilidade da senha do Wi-Fi.

Se você recebe muitas visitas que precisam usar o seu Wi-Fi, você pode investir em um modelo de roteador com a função de "Wi-Fi para convidados", que cria uma segunda rede, isolada e com outra senha, destinada para acessos eventuais.

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para [email protected]

Vídeos: tudo sobre segurança digital