Assassino do Zodíaco: mensagem é decifrada 51 anos após série de mortes nos EUA

Assassino do Zodíaco: mensagem é decifrada 51 anos após série de mortes nos EUA

 

O nome Zodíaco era usado pelo próprio assassino, que ganhou fama pela brutalidade das mortes e pelas comunicações cifradas com que provocava jornalistas e investigadores.

A mensagem foi uma das várias enviadas a jornais durante o período em que o assassino atuou na região.

Ela foi decodificada por três pessoas dos Estados Unidos, Bélgica e Austrália.

"Espero que vocês estejam se divertindo muito enquanto tentam me pegar. Não tenho medo da câmara de gás porque ela vai me mandar para o paraíso mais cedo porque agora tenho escravos suficientes para trabalhar para mim", diz a mensagem decifrada, sem lançar qualquer luz sobre a identidade do assassino.

Em um vídeo postado no YouTube, o web designer da Virgínia David Oranchak diz que decifrou o código junto com o especialista em matemática aplicada australiano Sam Blake e o belga Jarl Van Eycke, um gerente de depósito e engenheiro de softwares de quebra de códigos

Assassinatos

Esta não é a primeira mensagem codificada atribuída ao assassino, de acordo com o San Francisco Chronicle. Outras duas ainda precisam ser decodificadas – uma das quais pode conter o nome do assassino.

A série de assassinatos começou em dezembro de 1968 com um homem e uma mulher mortos a tiros em seu carro.

Em julho de 1969, outro homem e uma mulher foram baleados, mas ele sobreviveu.

Mais tarde naquele ano, um homem e uma mulher – um casal – foram esfaqueados perto de um lago. Apenas o homem sobreviveu.

Em outubro de 1969, um motorista de táxi foi morto a tiros em San Francisco.

O assassino, que nunca foi acusado ou identificado, disse ter assassinado 37 pessoas em cartas a jornais, mas os investigadores trabalharam com base em sete vítimas no total, sendo cinco delas homicídios.

Os assassinatos inspiraram dois filmes – Zodíaco, de 2007, com Robert Downey Jr e Jake Gyllenhaal, e Perseguidor Implacável, em 1971, estrelado por Clint Eastwood como um detetive durão de San Francisco.

Para ler a matéria completa na BBC Brasil clique aqui.

Publicado primeiro em Banda B » Assassino do Zodíaco: mensagem é decifrada 51 anos após série de mortes nos EUA