Trump vai fazer evento de despedida no dia da posse de Joe Biden

Trump vai fazer evento de despedida no dia da posse de Joe Biden

Contrariando uma tradição centenária da política americana, o presidente Donald Trump vai deixar de ir à cerimônia de posse de seu sucessor, Joe Biden, e organizará um evento alternativo para sua despedida no mesmo dia. A ausência de um presidente que deixa o cargo na posse do que assume não ocorre nos EUA há 152 anos.

De acordo com a Bloomberg, Trump anunciou planos para uma despedida na Base Conjunta Andrews, em Maryland, às 8h da quarta-feira, dia 20. A cerimônia ocorrerá quatro horas antes de Biden fazer seu juramento em Washington. Apoiadores e ex-funcionários do governo já receberam o convite para o evento.

 

A decisão de Trump de não participar da posse de Joe Biden foi anunciada em 8 de janeiro, dois dias depois da invasão no Capitólio. “Para todos que perguntaram, eu não irei à cerimônia de posse em 20 de janeiro”, escreveu o mandatário em seu Twitter na ocasião.

Ao longo da história dos EUA, três presidentes se recusaram a acompanhar o novo mandatário, todos no século XIX: John Adams, em 1801, John Quincy Adams, em 1829, e Andrew Johnson, em 1869. De acordo com o jornal The Washington Post, a última vez que isso ocorreu foi há 152 anos.

As cerimônias de posse são realizadas no Capitólio, sede do Congresso dos EUA, e o único ato exigido pela Carta Magna é o juramento de posse, realizado às 12h pelo horário local. Após o juramento, é comum que os presidentes recém-empossados façam o discurso inaugural. Ao longo da história, foram 54 discursos proferidos por 37 presidentes nos EUA.