Plataformas falsas de pré-cadastro para vacinação surgem em SP e Governo alerta

Plataformas falsas de pré-cadastro para vacinação surgem em SP e Governo alerta

“Chegamos até a envolver o pessoal da área da ciência algumas vezes, já que muitas notícias falsas são bem elaboradas”, conta. Atualmente o grupo conta com cerca de 15 pessoas para monitorar as redes sociais e apurar denúncias recebidas.

O governo do Estado de São Paulo lançou o Vacina Já no último domingo, 17, para agilizar o processo de imunização contra a covid-19. Na plataforma, usuários podem fazer um pré-cadastro antes de receber a vacina. Em menos de 24 horas, cerca de 500 mil pessoas já completaram o formulário.

O cadastro não será utilizado como agendamento, mas deve facilitar o atendimento nos locais de vacinação e visa evitar aglomerações. “O pré-cadastro pelo site pode agilizar o processo Quando você chega para tomar a vacina, precisa fazer um cadastro e preencher um questionário de saúde. Quem optar pelo formulário online terá que responder presencialmente apenas o questionário”, comenta Pugnali. “Você pode até fazer o cadastro na fila, enquanto espera a sua vez”, indica.

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora de controle de doenças infecciosas da Secretaria da Saúde, “é muito importante que a população fique atenta” ao site do governo. Ela destaca que o cadastro não dá garantias e deve ser focado nos atuais grupos prioritários da campanha: profissionais da saúde e indígenas.