Com 83 novos casos, boletim aponta que dengue está em quase metade das cidades no Paraná

Com 83 novos casos, boletim aponta que dengue está em quase metade das cidades no Paraná

 

Os casos autóctones, quando o paciente contrai a doença no município de residência, são maioria. Dos 1.807 casos, 1.456 confirmam autoctonia.

“O Paraná segue atento a questão da dengue, promovendo ações de orientação junto aos municípios e à população. Nos primeiros dias de janeiro apoiamos uma força-tarefa no município de Sengés, onde equipes da Sesa atuaram junto aos profissionais da vigilância local para o controle de um surto na cidade; milhares de criadouros foram eliminados de forma manual e quatro caminhões de lixo e entulhos retirados”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Com isso, verificamos mais uma vez, que os criadouros estão principalmente em ambientes domésticos e reforçamos para que os paranaenses cuidem dos quintais não deixando nenhuma possibilidade para que a água fique acumulada em reservatórios e recipientes destampados”, destacou o secretário.

“Estamos passando pelo período das chuvas, propícia para a proliferação do Aedes aegypti, então a recomendação da Sesa é para que a população mantenha os ambientes limpos, livres de entulhos e que sejam eliminados todos os pontos que possam acumular de água parada; lembrando ainda que estamos vivendo momento difíceis com a pandemia da Covid-19 e que todas as medidas preventivas para os dois agravos devem ser mantidas em benefício da saúde e da vida”, disse Beto Preto.

Confira o informe completo clicando aqui.