Abertas matrículas para cursos técnicos integrados do IFMS

Abertas matrículas para cursos técnicos integrados do IFMS

Os convocados em primeira chamada para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de () no primeiro semestre letivo deste ano devem fazer a matrícula online a partir desta terça-feira, 12.

O acesso ao sistema de matrículas do fica disponível até o dia 20 de janeiro.

Para aqueles que nunca acessaram o sistema, o primeiro passo é clicar em "Ainda não tem login? Clique aqui para ativar seu acesso". Serão solicitados o número do Cadastro de Pessoa Física () do candidato aprovado, a data denascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção do .


Uma vez ativado o acesso, basta acessar o sistema novamente utilizando o nos campos login e senha.

Ao acessar o sistema, o candidato é informado sobre o tipo, semestre, chamada, curso e campus para os quais está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, é preciso enviar um e-mail para [email protected]. Se todos os dados estiverem corretos basta clicar em "Solicitar Matrícula".

O preenchimento do questionário socioeconômico é uma etapa obrigatória no processo de matrícula online. Para acessá-lo é preciso informar o nos campos login e senha.

Em seguida, os dados pessoais do candidato são apresentados para que sejam atualizados e/ou corrigidos, se necessário.

Documentação – Os candidatos devem anexar ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:


requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do do candidato;

histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;

documento oficial de identificação com foto

documento que comprove estar em dia com o serviço militar (brasileiros entre 19 e 45 anos);

uma foto 3�-4 recente;

documentos exigidos no anexo V do edital 054/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita;

anexo VIII do edital 054/2020 e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;

termo de ciência para solicitação de matrícula online assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

A cada documento anexado é preciso clicar em "Enviar Comprovante" e observar a confirmação de que o arquivo foi carregado. Depois de anexar todos os arquivos, basta "Salvar e Finalizar". Ao final, um comprovante será exibido.

Toda a documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Atendimento presencial – O candidato convocado que não tem acesso à internet pode solicitar a utilização de um computador do para fazer ele próprio sua solicitação de matrícula online.

O agendamento do dia e do horário para esse atendimento presencial deve ser feito por e-mail ou WhastApp encaminhado à Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde a vaga foi ofertada. Os endereços, e-mails e contatos estão disponíveis no documento Informações para atendimento presencial com agendamento.

Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos para solicitação de matrícula ou caso encontre algum erro no sistema, o candidato deve enviar e-mail para [email protected].

Seleção – Os candidatos foram classificados com base nas notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, , Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental.

Foram registradas 3.175 inscrições no processo seletivo. O curso mais concorrido foi Informática, oferecido em Campo Grande, com 12,2 candidatos por vaga no período matutino e 6,6 no vespertino, seguido do mesmo curso ofertado no período matutino em Corumbá, com 5,6 candidatos por vaga.

Alguns cursos tiveram o número de inscritos menor que o número de vagas ofertadas. Nesse caso, todos os candidatos com inscrição homologada foram convocados na primeira chamada para matrículas.

Novas chamadas – Após o período de matrículas da primeira chamada, caso ainda haja vagas a serem preenchidas, novas chamadas serão publicadas na Central de Seleção.

De acordo com o novo cronograma do processo seletivo, a divulgação da segunda chamada está prevista para 25 de janeiro, com matrículas no período de 27 de janeiro a 4 de fevereiro. A terceira e quarta chamadas, caso haja vagas disponíveis, serão publicadas no dias 9 e 26 de fevereiro, respectivamente. (Informações da assessoria)