Vale a pena comprar um celular com 16GB de armazenamento?

Blog tira dúvidas também sobre biometria no WhatsApp e sobre usar um cartão de memória como HD no PC. (Se você tem alguma dúvida sobre [...]

Vale a pena comprar um celular com 16GB de armazenamento?

Blog tira dúvidas também sobre biometria no WhatsApp e sobre usar um cartão de memória como HD no PC. (Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta)

Blog tira dúvidas sobre armazenamento interno em smartphones

Pixabay

Vale a pena investir em um celular com 16 GB de memória interna?

Oi, Ronaldo! Eu estou planejando trocar o meu aparelho celular por um mais moderno e encontrei diversas opções oferecidas por um valor em conta, principalmente os modelos com 16 GB de armazenamento. No entanto me disseram que não vale a pena comprar esse tipo de aparelho. E agora? – Graziela

Olá, Graziela! Um aparelho celular com apenas 16 GB de armazenamento de conteúdo já não atende as necessidades de boa parte dos usuários.

Mas isso é relativo. Usar um cartão de memória, em modelos com essa opção, pode servir para o armazenamento de fotos, vídeos e qualquer tipo de arquivo. A sincronização com serviços de armazenamento na nuvem também é uma ótima estratégia para liberar mais espaço na memória.

Se você costuma instalar muitos aplicativos, porém, muito provavelmente irá enfrentar o problema de falta de espapaço e infelizmente não é possível instalar apps no cartão de memória.

Para evitar ter que ficar removendo arquivos acumulados na memória e ficar tendo que lidar com as restrições de espaço livre, vale a pena investir num celular com pelo menos 32 GB de armazenamento interno.

Como bloquear o WhatsApp usando a impressão digital no Android?

Oi, Ronaldo! Eu li na internet que já é possível usar a impressão digital para bloquear a tela do WhatsApp. Mas não encontrei essa opção no meu aparelho. O aplicativo do WhatsApp está atualizado e o Android do meu celular é a versão 9. – Rodrigo

Olá, Rodrigo! O recurso que permite bloquear o WhatsApp usando a biometria estava disponível apenas para os usuários do iOS. Recentemente, ele foi disponibilizado somente para os usuários inscritos no programa de testadores no Android.

Se você estiver inscrito nesse programa e já baixou a versão beta do WhatsApp, siga os passos descritos abaixo para habilitar a segurança usando a biometria:

Toque no ícone no formato de "três pontinhos" posicionado no canto superior direito e selecione a opção Configurações;

Toque na opção Conta e depois em Privacidade;

Toque na opção Bloqueio por impressão digital e habilite a função "Desbloquear com impressão digital";

Essa nova opção de privacidade permite determinar se o aplicativo será bloqueado imediatamente, após 1 minuto ou após 30 minutos. Também é possível restringir a exibição do conteúdo das mensagens nas notificações.

O programa de testadores não está mais aceitando novas inscrições, mas em breve essa novidade estará disponível para todos os usuários do aplicativo.

É possível usar um cartão de memória externo como HD no notebook?

Eu possuo um notebook (netbook) antigo em que o conector do HD não funciona, mas o restante poderia ser utilizado normalmente. Como esse computador possuí leitor de cartão de memória, eu pensei em utilizar um como substituto ao HD, isso é possível? – Guilherme

Olá, Guilherme! É possível instalar o sistema operacional num cartão SSD de grande capacidade de armazenamento, porém não é recomendável para armazenar arquivos importantes.

Os SSDs e HDDs possuem uma estrutura fisicamente apropriada para a intensa leitura e escrita de dados, já um cartão de memória é considerado uma mídia de armazenamento removível, com características próprias para atender essa finalidade.

Se o seu objetivo é apenas reaproveitar o netbook para navegar na internet, o uso do cartão de memória como substituto ao HD vale correr o risco e é completamente viável de ser feito.

Selo Ronaldo Prass

Ilustração: G1