PUDIM DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

PUDIM DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

INGREDIENTES

  • 300 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios (cerca de 2 xícaras)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 4 ovos
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de gengibre em pó
  • ½ colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa panela média, coloque a abóbora, regue com ½ xícara (chá) de água, tampe e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 13 minutos, ou até a abóbora ficar macia — assim ela cozinha sem ficar aguada.
  3. Transfira a abóbora cozida para uma tigela e amasse com um garfo (ou amassador de batatas) para formar um purê rústico — no total, você vai precisar de 1 xícara (chá) de purê para a receita. Deixe amornar enquanto separa o restante dos ingredientes: o purê não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos.
  4. No liquidificador, bata o purê de abóbora com o leite por 1 minuto até ficar bem liso. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite condensado, as especiarias e bata novamente para incorporar os ingredientes.
  5. Deixe a massa do pudim descansar enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

PARA A CALDA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ? de xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

  1. Separe uma forma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
  2. Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ? de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.
  3. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e gire a forma para caramelizar a lateral.
  4. Despeje a massa do pudim na forma, passando por uma peneira, também sobre o cone central. Coloque a forma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da forma do pudim (para assar em banho-maria).
  5. Deixe assar por cerca de 40 minutos — o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo de forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, levemente dourado, mas com o interior ainda cremoso — ele terminará de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.
  6. Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 6 horas antes de servir (se preferir, prepare a sobremesa no dia anterior). Antes de desenformar, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.