Números alarmantes da Covid-19 levam Estado a instituir medidas mais restritivas

Números alarmantes da Covid-19 levam Estado a instituir medidas mais restritivas

O novo toque de recolher de Mato Grosso do Sul é das 20h às 5h, de segunda a sexta-feira, em todos os municípios, e começa a valer no próximo domingo, dia 14. Após esse horário só será permitida a circulação de pessoas e veículos em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável.

A determinação, que consta em decreto publicado nesta quarta-feira, dia 10, leva em consideração o aumento do número de internações em decorrência da Covid-19, ampliação da taxa de ocupação de leitos de UTI públicos e privados e a confirmação da circulação da variante P1.

Aos sábados e domingos, só poderão manter em funcionamento e aberto ao público as atividades e serviços não essenciais no período das 5 às 16 horas.

Durante o horário do toque de recolher, somente poderão funcionar os serviços de saúde, transporte, alimentação por meio de delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de gasolinas, indústrias, correios e igrejas, sempre respeitando as medidas necessárias de biossegurança.

O decreto ainda prevê a suspensão de cirurgias eletivas, a não ser as já agendadas, e a instalação de barreiras sanitárias nos aeroportos e pontos de fiscalização nas rodovias.

A publicação não impede que os municípios adotem medidas de restrição mais rígidas. Os detalhes podem ser conferidos no decreto publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira, dia 10.

Katiuscia Fernandes - Subcom