Em Curitiba, 97% dos vacinados voltaram para tomar a segunda dose

Em Curitiba, 97% dos vacinados voltaram para tomar a segunda dose

Outra forma de acompanhar o prazo certo da segunda dose é pelo cronograma divulgado pela Prefeitura de Curitiba, diariamente nas redes sociais e na p√°gina prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Curitiba tem ligado para alertar os faltantes da segunda dose. Além da liga√ß√£o, também é enviada mensagem pelo aplicativo Saúde J√°.

As duas vacinas aprovadas no Brasil têm prazos diferentes para a segunda dose, conforme recomenda√ß√£o dos fabricantes. No caso da Coronavac (Instituto Butantan), a segunda aplica√ß√£o deve ocorrer entre o 21¬ļ e o 28¬ļ dia após a primeira dose.

Para quem recebeu a vacina AstraZeneca, da Fiocruz, a recomenda√ß√£o é de que a segunda dose ocorra 90 dias após a primeira.

Dúvidas sobre a segunda dose da vacina

  • Quando devo receber a segunda dose?

Caso a vacina seja Coronavac, o período para a segunda dose é entre o 21¬ļ e o 28¬ļ dia após a primeira. No caso da AstraZeneca, a segunda dose deve ser feita após o 90¬ļ dia a primeira aplica√ß√£o.

  • Como conferir o dia da segunda dose?

Idosos pela data anotada na carteirinha de vacina√ß√£o ou pelo a data do cronograma da 2¬™ dose divulgado pela Prefeitura Curitiba. Os profissionais de saúde e trabalhadores das for√ßas de seguran√ßa pelo Aplicativo Saúde J√°.

Se a data da minha segunda dose anotada na carteirinha for diferente do cronograma divulgado pela Prefeitura, o devo fazer?
Pode escolher, desde que a vacina da segunda dose esteja nos prazos certos: entre o 21¬ļ e 28¬ļ após a primeira dose da Corovanac e de 90 dias caso tenha recebido a primeira dose da AstraZeneca.

  • Perdi minha carteirinha, como fa√ßo para consultar o prazo da minha segunda dose?

Quem n√£o recebeu ou perdeu a carteirinha pode consultar a data da aplica√ß√£o e o laboratório da vacina, na plataforma Saúde J√°, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).