Camara
QUERO QUERO TOPO

Oscar 2021 bate recorde de diversidade e atores negros e mulheres ganham destaque

O Oscar 2021, que acontece neste domingo, 25, nos Estados Unidos, traz uma marca que pode ser considerada histórica. A maior premiação do cinema mundial já foi criticada

Por OSASCO RENOVE em 23/04/2021 às 08:33:12

O Oscar 2021, que acontece neste domingo, 25, nos Estados Unidos, traz uma marca que pode ser considerada histórica. A maior premiação do cinema mundial já foi criticada por indicar apenas artistas brancos. Em 2015, uma hashtag foi viralizada: tratava-se de #OscarSoWhite (e português, o Oscar é tão branco). Neste ano, no entanto, há um cenário diferente. Atores negros e mulheres ganharam destaque na disputa de 2021, batendo o recorde de diversidade. A cineasta chinesa Chloé Zhao pode ser a primeira mulher asiática a receber o prêmio de Melhor Diretora, por Nomadland. Se vencer, pensando apenas em gênero, Chloé seria a segunda mulher a vencer a categoria em 92 anos de premiação. A cineasta ainda concorrerá com Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.

Outro destaque está a cargo da atriz e escritora britânica Emerald Fennell, indicada para Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original por Bela Vingança. No trabalho de equipe, vale ressaltar a trajetória dos produtores Shaka King, Charles D. King e Ryan Coogler, do filme Judas e o Messias Negro. Se vencerem, será a primeira equipe de produção negra a conquistar a faturar a estatueta de Melhor Filme. O Oscar 2021 também será marcado por Riz Ahmed. De modo inédito, um ator muçulmano concorre como Melhor Ator por O Som do Silêncio.

É importante registrar, com destaque, outros concorrentes ao posto de melhores atores e atrizes: Chadwick Boseman, morto por um câncer ano passado, e Viola Davis por A Voz Suprema do Blues; Daniel Kaluuya por Judas e o Messias Negro; e a sul-coreana Youn Yuh-Jung de Minari. Todas essas questões foram encabeçadas pela academia, que organiza o Oscar, para poder refletir melhor a sociedade. Em 2016, seus seis mil membros eram compostos por 93% de pessoas brancas e 76% de homens, com idade média de 63 anos. Ano passado, o número de mulheres chegou a 33% — além de 19% de membros de “minorias sub-representadas”, como explica a própria academia.

*Com informações do repórter Fernando Martins

Fonte: JP

Comunicar erro
BANNER RE9
otica
TOPO ITAQUIRAI EM FOCO
novo sabor top
ahanguera
FRUTARIA AVENIDA TOPO
florai
Mercado Santos
Auto escola Diamante
laboratorio
bello frango
pax
Lanchonete vitoria
hospital

Comentários

CAMPANHA BELLO ALIMENTOS
florai
bannet vacina