Mais de 7 mil doses da Pfizer chegam em MS para vacinação contra Covid-19

Mais de 7 mil doses da Pfizer chegam em MS para vacinação contra Covid-19

Na noite desta segunda-feira (3), chegou em Mato Grosso do Sul um carregamento com 7.020 doses de vacinas contra a Covid-19. São todas da Pfizer, imunizante que o Ministério da Saúde distribuiu para as capitais brasileiras.

Ou seja, são mais de 7 mil doses de vacinas que devem ficar na Capital. O voo pousou em solo sul-mato-grossense pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Assim, as doses que são exclusivas da Capital, devem ser armazenadas de forma específica. A decisão de enviar os imunizantes para as capitais foi do Ministério da Saúde, por causa da estrutura que é necessária para guardar as vacinas.

Os estados devem receber os imunizantes refrigerados entre -25°C e -15°C –. As vacinas podem ficar nessa faixa de temperatura por até 14 dias.

Quando são armazenadas em temperaturas maiores, de +2ºC a +8ºC, o tempo de armazenamento cai. Assim, as vacinas devem ser aplicadas na população em até cinco dias. Para os vacinados com a Pfizer, o tempo de janela entre as doses é de 21 dias.

Na manhã desta segunda-feira (3), MS recebeu 82,5 mil doses de vacinas da Astrazeneca. Os imunizantes são para todos os municípios do Estado e devem auxiliar na campanha de imunização contra a Covid-19.