Relatório de inteligência da polícia troca local de ao menos duas mortes no Jacarezinho

Relatório de inteligência da polícia troca local de ao menos duas mortes no Jacarezinho

De acordo com o BO sobre o suposto confronto dentro de uma casa em uma travessa próximo à rua do Areal, dois homens foram mortos. Foram apreendidos ali, segundo o registro na DH, uma pistola e duas granadas.

O relatório de inteligência, contudo, aponta três mortos vinculados a essa ocorrência: Pedro Donato de Sant"anna, 24, Francisco Fábio Dias Araújo, 25, e Caio da Silva Figueiredo, 16, único adolescente morto na operação.

O suposto tiroteio na travessa Santa Laura, por sua vez, aparece nos registros da DH como tendo sido palco da morte de seis homens. No documento da inteligência da Polícia Civil, aparecem cinco: Maurício Ferreira da Silva, 27, Rômulo Oliveira Lúcio, 29, Jonas do Carmo Santos, 31, Guilherme de Aquino Simões, 35, e Luiz Augusto Oliveira de Faria, 41.

A Polícia Civil afirmou, após o contato da Folha na quinta (13), que Pedro foi morto na travessa Santa Laura, e não naquela próxima à rua do Areal.

“Realmente houve erro de digitação na identificação do RO da morte de Pedro Donato de Sant"anna, RG 293490686, o qual, por erro material, foi vinculado ao RO 901-00430/2021, quando na verdade está vinculado ao RO 901-00436/2021. Já está sendo corrigido o equívoco de uma unidade numérica”, afirmou a nota.

A nova divergência identificada aparece nos supostos confrontos ocorridos numa casa na travessa João Alberto e na rua Darcí Vargas.

No primeiro caso, o boletim de ocorrência aponta dois óbitos. O relatório indica que a única vítima no local foi Jonathan Araújo da Silva.

Na rua Darcí Vargas, enquanto o registro na Divisão de Homicídios indica um morto, o documento da inteligência da Polícia Civil aponta Cleyton da Silva Freitas de Lima e Natan Oliveira de Almeida como as vítimas do local.

A corporação não comentou até a publicação desta reportagem a divergência sobre os supostos confrontos na travessa João Alberto e na rua Darcí Vargas.

Os registros de ocorrências das 27 mortes de civis na quinta-feira (6) mostram que elas ocorreram em 12 pontos distintos da comunidade. Os documentos indicam o envolvimento de 27 policiais nos homicídios sob investigação.

Uma das ocorrências que mais chamou a atenção de defensores públicos e membros de entidades de direitos humanos ocorreu sem a apreensão de qualquer arma. Trata-se de um homem encontrado numa cadeira de plástico num beco da favela.

De acordo com o registro de ocorrência deste caso, a vítima, Matheus Gomes dos Santos, 21, foi encontrada por dois policiais após a troca de tiros. Moradores acusam a polícia de ter colocado o dedo do jovem já morto na boca, como aparece em foto, com o objetivo de humilhá-lo.