Novo tratamento para covid traz esperança a pacientes em estado grave

Novo tratamento para covid traz esperança a pacientes em estado grave

Os resultados da pesquisa Recovery sugerem que essa técnica pode ajudar um em cada três dos hospitalizados com covid-19 em estado grave.

A cada cem pacientes tratados, calculam os especialistas, esse procedimento salvaria seis vidas.PUBLICIDADEhttps://b32129cdc1260d24f7830bcc973e217b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Tratamento inovador

Os especialistas alertam, porém, que apenas aqueles que ainda n√£o produziram seus próprios anticorpos para combater o vírus devem receber o tratamento, que custa entre 1 mil libras (R$ 7,1 mil) e 2 mil libras (R$ 14,2 mil).

Kimberley Featherstone, de 37 anos, recebeu a nova terapia durante a pesquisa. “Sinto-me muito sortuda que o estudo estava em andamento quando fui levada ao hospital com covid-19 e pude receber este tratamento inovador. Estou feliz que, ao participar, desempenhei um papel na descoberta de que este tratamento é um sucesso”, disse ela.

O tratamento com anticorpo monoclonal se liga ao vírus para impedir que ele infecte as células e se replique. No estudo, que incluiu cerca de 10 mil pacientes de hospitais do Reino Unido, isso reduziu significativamente:

– risco de morte;

– tempo médio de interna√ß√£o hospitalar;

– probabilidade de precisar de um respirador.

Um dos pesquisadores que liderou o estudo, Martin Landray, disse: “Dar a eles essa combina√ß√£o de dois anticorpos por infus√£o intravenosa reduz em um quinto as chances de morrer”.

“O que descobrimos é que agora podemos usar um tratamento antiviral, neste caso com anticorpos, em pacientes que têm uma chance em três de morrer sem tratamento. Dessa forma, conseguimos reduzir esse risco”, afirmou.

Leia a matéria completa no site da BBC News Brasil.