Oportunidades: MS tem previsão de oito concursos com salários altos até 2022

Oportunidades: MS tem previsão de oito concursos com salários altos até 2022

Concurseiros de plantão devem ficar preparados já que MS tem previsão de oito concursos para acontecer até 2022. Alguns já foram autorizados e outros podem ter os editais publicados em breve.

Concursos do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul), da Sanesul (Empresa de Saneamento de MS), da PGE-MS (Procuradoria Geral do Estado), das Polícia Civil e Federal, do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Tesouro Nacional estão para acontecer.

Sanesul

A empresa de saneamento já escolheu a banca organizadora e definiu as fases classificatórias. O Instituto AOCP será responsável por todas as etapas do certame.

O concurso já foi autorizado e, de acordo com publicação do dia 6 de agosto de 2020, no DOE-MS (Diário do Estado de MS), a banca organizadora contratada foi o Instituto AOCP.

PGE-MS

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) autorizou a realização do concurso PGE-MS para contratar Procuradores. De acordo com informações iniciais, a procuradoria possui 32 cargos vagos para Procurador.

A previsão é de que o edital do concurso tenha apenas vagas de cadastro reserva, mas o número de nomeados deverá ficar entre 10 e 15.

TRE-MS

Ainda não foi anunciada a ainda a realização de novas seleções, mas segundo uma Portaria do TSE (n.º 33 de janeiro de 2020), existem nove vagas a serem providas no órgão.

As vagas seriam distribuídas entre os cargos de Técnico Judiciário (7) e Analista Judiciário (2). Porém, o próprio órgão informa oficialmente que "não há previsão de realização de novo concurso público para provimento de cargos efetivos".

Polícia Civil

Foi autorizado o provimento de 30 vagas para o cargo de Delegado da Polícia Civil de MS. Com isso, o concurso PC-MS pode ter 280 oportunidades.

Anteriormente, o governo já tinha anunciado a distribuição de 250 vagas nas categorias de: Perito Papiloscopista (38 vagas), Agente de Polícia Científica (100 vagas) e Perito Oficial Forense (112 vagas). Esta última, cuja oferta é de 112 vagas, está subdividida em duas funções: Perito Criminal (67 vagas) e Perito Médico-Legista (45 vagas).

Polícia Federal

Além das 1,5 mil vagas ofertadas pelo concurso PF 2021, outras 557 vagas podem ser abertas para a área administrativa do órgão. Em 2020, a PF já havia solicitado 508 oportunidades que não chegaram a ser autorizadas pelo Ministério da Economia.

Agora, a corporação renovou o pedido com um número maior e a expectativa é de lançar o edital no segundo semestre de 2021, caso seja liberado pela pasta da Economia.

INSS

O INSS solicitou um novo certame com 7.575 vagas, usando como justificativa a redução no quadro de servidores que está prejudicando os atendimentos. Até o momento, o Ministério da Economia ainda não respondeu ao pedido.

A expectativa é de o edital de abertura seja oficializado após a Reforma Administrativa. No dia 1º de junho de 2021, a assessoria nos informou que existe uma projeção preliminar para o concurso INSS. Inclusive,o órgão comunicou que o novo edital poderá sair a partir de 2022.

IBGE

O concurso do IBGE para o Censo Demográfico encontra-se suspenso. De acordo com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o governo federal tem a obrigatoriedade da realização tanto do concurso quanto do Censo até 2022.

Segundo os editais liberados em 2021, foram ofertadas 204.307 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador para atuação no levantamento de dados.

Os dois editais chegaram a abrir inscrições, mas foram suspensos depois que o Orçamento 2021 foi aprovado com um corte de mais de 95% dos recursos voltados para o levantamento de dados do IBGE.

Tesouro Nacional

A expectativa é de que uma seleção ocorra nos próximos meses, uma vez que a Secretaria do Tesouro Nacional confirmou uma nova solicitação de concurso com 120 vagas de nível superior. O pedido para realização do concurso Tesouro Nacional ainda aguarda autorização.

A realização de um concurso público no órgão é esperado, principalmente pelo fato de haver um grande número de cargos vagos no Tesouro. Em 2019, a informação era de que havia um déficit de 639 vagas para Analista e 893 vagas para Técnicos.