Bonito lança Plano estratégico de Turismo e destaca investimentos do Estado

Bonito lança Plano estratégico de Turismo e destaca investimentos do Estado

Se preparando para a retomada definitiva do turismo em 2022, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, Bonito mais uma vez dá exemplo de gestão e planejamento ao se consolidar como um dos principais destinos mundiais de ecoturismo ao lançar o seu plano estratégico de gestão e marketing para os próximos três anos. A cidade se reorganiza para o novo perfil de turista pós-pandemia e busca ampliar mercado e atrair e promover grandes eventos.

O lançamento das novas estratégias de fomento ao setor ocorreu nesta sexta-feira (09) por meio de uma live transmitida pela prefeitura nas redes sociais, onde participaram o prefeito Josmail Rodrigues; o presidente do conselho deliberativo do Sebrae/MS, Jaime Verruck, também secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familar (Semagro); diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Bruno Wendling; e a diretora técnica do Sebrae, Maristela de Oliveira França.

O plano de gestão e marketing foi elaborado com o envolvimento do trade turístico e o apoio técnico do Sebrae e do Governo do Estado. Foi concebido, segundo a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, pensando Bonito a longo prazo, levando em conta as mudanças de comportamento do turista ao optar por destinos domésticos e ar livre e tornar a relação com o mercado cada vez mais dinâmica e eficaz.

"Com todas as mudanças de comportamento do consumidor, tivemos que repensar e estimular a prática de ações empreendedoras, inovadoras, sustentáveis e de marketing para fortalecer o turismo local", definiu a secretária.

Cidade também se renova

No conjunto do plano para direcionar os novos rumos do turismo, foi anunciado pelo prefeito bonitense uma série de ações da administração municipal para preparar a cidade para o novo momento. O Balneário Municipal será revitalizado, ampliando o setor de acessibilidade, e a entrada da cidade será repaginada, com novos portais, iluminação de Led na rodovia e paisagismo. "O turista terá uma chegada diferente", prometeu o prefeito.

O centro da cidade também ganhará uma nova concepção urbanística e a metas anunciadas incluem ainda: nova sinalização turística, revitalização da Feira do Produtor, que se tornará mais um atrativo urbano e a estruturação do distrito de Águas de Miranda, que ganhará também um portal de entrada, um novo porto e arena para grandes eventos. O prefeito anunciou que o distrito terá em 2022 um festival de pesca esportiva.

"Contamos com grandes investimentos do Estado, que vai asfaltar a MS-345, criando um novo corredor turístico ao passar por Águas de Miranda, e com certeza vai fortalecer o nosso ecoturismo", disse Josmail Rodrigues. "Não adianta fazer plano estratégico, um esforço em conjunto com o empenho do Estado e o Sebrae, sem cuidar o meio ambiente. Estamos trabalhando ao lado do agronegócio para preservar os nossos recursos hídricos", frisou.

Estado apoiará os projetos

Representando o Estado e o Sebrae, o titular da Semagro, Jaime Verruck, parabenizou a iniciativa de Bonito em repensar o seu turismo para os próximos anos com planejamento, em sinergia positiva com as metas e diretrizes da política estadual de desenvolvimento do setor. Verruck destacou os investimentos do Estado na região em especial na área de logística, ampliando os acessos terrestres e aéreos com melhoria das estradas e do aeroporto local.

"Manter o ativo ambiental também é fundamental, prioridade do nosso governo, e estamos desenvolvendo várias ações nesse sentido, como um plano de conservação do solo e das águas de Bonito, com a participação do trade turístico e dos produtores rurais, além de normas compactuadas com o município", disse o secretário. Ele também ressaltou a presença do Sebrae no destino, contribuído para que Bonito seja uma referência em ecoturismo mundial.

Ao falar sobre o plano estratégico, o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, observou que o planejamento é fundamental para o sucesso do setor, por meio de boas estratégias para atrair eventos e segmentação de demandas de público. Ele adiantou que a fundação apoiará financeiramente os projetos, em especial nas áreas de eventos, promoção e comercialização. "É um plano perfeito, alinhado com o Estado, e o trade deve se integrar", apontou.


Fonte: Portal do MS