Operação contra queimadas é encerrada em Bonito e Jardim

Operação contra queimadas é encerrada em Bonito e Jardim

Após oito dias de combate às queimadas em Bonito e Jardim, a Operação Panemorfi foi encerrada nesta quinta-feira (15), de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

Foram utilizados 200.200 litros de água para frear o incêndio florestal.

O efetivo empenhado foi de 50 militares, sendo o major André Vitório Munhoz Rosa de Oliveira comandante da operação.

Ao todo, 11 viaturas, dois aviões e duas embarcações foram utilizadas. A Operação contou com apoio das prefeituras municipais de Bonito e Jardim, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e fazendas locais.

O major André Vitório diz que a maior parte do incêndio foi controlado apenas no quarto dia de trabalho, mas que diariamente surgiram focos de calor.

"Desde ontem não há registros de novos focos de incêndio na região. Porém, temos bombeiros militares de Jardim que permanecem de prontidão, caso surjam novos incêndios".

Queimadas

O tempo seco, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas favorecem a ocorrência de queimadas severas no Pantanal sul-mato-grossense e no município de Bonito.

A estação de inverno é propícia para ocorrência de queimadas por conta do tempo seco, estiagem e escassez de chuvas.

Efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) atua na região da Nhecolândia e do Paraguai-Mirin realizando ações de combate aos focos de calor.

De acordo dados do Centro de Proteção Ambiental do CBMMS, 3.862 hectares entre os municípios de Bonito e Jardim foram destruídos pelas chamas do fogo.

Relatório apresentado pelo CBMMS mostra que foram registrados 785 focos de janeiro até o dia 15 de junho deste ano no bioma Cerrado (60%) e 217 no Pantanal sul-mato-grossense.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) indicam que o número de focos de calor registrados no pantanal sul-mato-grossense foi 87,22% menor de janeiro até 15 de junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, essa redução foi de 66,72%.


Fonte: Correio do Estado