Cidade de São Paulo Vacina adultos de 29 e 28 anos contra covid na próxima semana

Por Priscila Mengue

A Prefeitura de São Paulo ampliará a vacinação contra covid-19 na próxima semana para novas faixas etárias. A população com 29 anos poderá receber o imunizante a partir da terça-feira, 27, enquanto a de 28 anos precisará esperar até a quinta-feira, 29.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a segunda-feira, 26, será uma repescagem para as pessoas com até 30 anos e demais grupos prioritários. Além disso, terá a aplicação da segunda dose domiciliar para 652 gestantes e puérperas que receberam a primeira dose do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca.

Na terça-feira e na quarta-feira, 28, será a vez do público com 29 anos, estimado em 143.861 pessoas. A quinta e a sexta-feira, 30, são voltadas para quem tem 28 anos, população estimada de 145.496 adultos. Não há previsão até o momento de ampliação para novas faixas etárias ainda na semana que vem.

Segundo a Prefeitura, as doses destinadas à nova faixa etária estão com a previsão de entrega para esta sexta-feira, 23. Na quarta-feira, 21, a cidade de São Paulo ultrapassou a marca de 9 milhões de vacinas aplicadas, das quais 6,6 milhões foram de primeira dose, 2,1 milhões de segunda dose e outras 305 mil de dose única.

O governo estadual e a prefeitura têm declarado que toda a população com 18 anos ou mais receberá ao menos uma dose até agosto. A previsão da gestão João Doria (PSDB) é começar a imunização de adolescentes de 12 a 18 anos no fim do próximo mês

As aplicações ocorrem em drive-thrus, mega postos e farmácias, das 8h às 17h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. Para agilizar a fila, a recomendação é fazer o pré-cadastro no site Vacina Já (www vacinaja.sp.gov.br). Além disso, é necessário levar um documento de identificação e um comprovante de residência.

O público de faixas etárias ainda não contempladas pode se inscrever nas listas de espera das unidades de saúde. A chamada “xepa da vacina” abrange a aplicação das doses remanescentes dos frascos abertos no fim da tarde.