Brasil registra 585 mortes por Covid em 24 h e chega a mais 574 mil óbitos

O Brasil registrou 585 mortes por Covid e 25.717 casos da doença, neste sábado (21). Com isso, o país chegou a 574.243 óbitos e a 20.553.744 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

Como vem ocorrendo nos últimos dias, as médias móveis permanecem em estabilidade, ou seja, sem variações superiores a 15%, em relação ao dado de duas semanas antes. A média de mortes agora é de 773 por dia e a de casos de 29.437 diários.

Foto: Lalo de Almeida/ Folhapress

O momento merece atenção e cuidado, apesar dos números inferiores ao de semanas passadas. O país já tem circulação comunitária da mais transmissível variante delta, que vem causando aumentos expressivos de casos em outros países. A delta também já parece causar problemas no Rio de Janeiro, que vê aumentos de casos e internações.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.???????????????????????????????