Damares diz que governo vai anunciar programa de distribuição de absorventes nos próximos dias

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse em um post em sua p√°gina no Instagram na noite da segunda (11) que o governo federal vai apresentar nos próximos dias um programa para distribui√ß√£o de absorventes para mulheres em situa√ß√£o de vulnerabilidade.

Na publicação, a ministra aparece em uma foto com o deputado Roberto de Lucena (Podemos-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social, e diz ter garantido ao parlamentar a criação do programa.

“Garanti ao parlamentar que nos próximos dias vamos anunciar o programa do governo federal para distribui√ß√£o de absorventes para mulheres em situa√ß√£o de vulnerabilidade, a a√ß√£o é debatida h√° meses dentro do governo”, disse a ministra.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A promessa vem dias depois do presidente Jair Bolsonaro vetar trecho de um projeto de lei aprovado no Congresso que previa a distribuição gratuita de absorventes.

O texto vetado previa como benefici√°rias do programa estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública, mulheres em situa√ß√£o de rua ou em situa√ß√£o de vulnerabilidade social extrema, mulheres apreendidas e presidi√°rias e mulheres internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa.

A própria ministra, após o veto, defendeu Bolsonaro e disse ser necess√°rio escolher entre a vacina contra a Covid-19 ou os itens de higiene.

“O nosso governo j√° estava apresentando esse programa, n√£o foi entregue por causa da pandemia. Hoje a gente tem que decidir: a prioridade é a vacina ou o absorvente”, afirmou.