Outubro rosa: confira os direitos previdenciários para mulheres em tratamento de câncer

Outubro rosa: confira os direitos previdenciários para mulheres em tratamento de câncer

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama, doença cujo diagnóstico precoce contribui para as chances de cura.

Em Mato Grosso do Sul, a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Luciana Azambuja alegou que a pandemia da Covid-19 prejudicou a realização de exames que identificam a doença, como a mamografia.

"Teremos uma grande demanda agora, mais de um milhão de mamografias deixaram de ser feitas, infelizmente", explica Luciana.

O tratamento pode durar vários meses e impedir que a mulher mantenha as atividades profissionais, o que pode causar insegurança e impedir a realização correta do tratamento.

"É preciso mostrar a elas que existem direitos previdenciários e benefícios do INSS que podem ajudar nesse momento difícil", disse o advogado previdenciarista, Átila Abella.

O profissional listou quatro direitos que as mulheres em tratamento possuem, confira:

Auxílio-Doença (auxílio por incapacidade temporária)

Mulheres em que o tratamento contra o câncer as impedem de trabalhar podem solicitar o benefício de auxílio-doença, independe do pagamento das 12 contribuições de carência normalmente exigidas pelo INSS.

"Basta que a paciente tenha vínculo ativo com o Instituto. E se precisar, ela pode estender o tempo de recebimento do auxílio, passando por uma nova perícia", explicou Abella.


Fonte: Correio do Estado