Outubro rosa: confira os direitos previdenciários para mulheres em tratamento de câncer

Outubro rosa: confira os direitos previdenciários para mulheres em tratamento de câncer

O m√™s de outubro é marcado pela campanha de conscientiza√ß√£o sobre o c√Ęncer de mama, doen√ßa cujo diagnóstico precoce contribui para as chances de cura.

Em Mato Grosso do Sul, a Subsecret√°ria Estadual de Pol√≠ticas P√ļblicas para a Mulher, Luciana Azambuja alegou que a pandemia da Covid-19 prejudicou a realiza√ß√£o de exames que identificam a doen√ßa, como a mamografia.

"Teremos uma grande demanda agora, mais de um milh√£o de mamografias deixaram de ser feitas, infelizmente", explica Luciana.

O tratamento pode durar vários meses e impedir que a mulher mantenha as atividades profissionais, o que pode causar insegurança e impedir a realização correta do tratamento.

"É preciso mostrar a elas que existem direitos previdenci√°rios e benef√≠cios do INSS que podem ajudar nesse momento dif√≠cil", disse o advogado previdenciarista, Átila Abella.

O profissional listou quatro direitos que as mulheres em tratamento possuem, confira:

Auxílio-Doença (auxílio por incapacidade temporária)

Mulheres em que o tratamento contra o c√Ęncer as impedem de trabalhar podem solicitar o benef√≠cio de aux√≠lio-doen√ßa, independe do pagamento das 12 contribui√ß√Ķes de car√™ncia normalmente exigidas pelo INSS.

"Basta que a paciente tenha vínculo ativo com o Instituto. E se precisar, ela pode estender o tempo de recebimento do auxílio, passando por uma nova perícia", explicou Abella.


Fonte: Correio do Estado