IFMS oferece 360 vagas gratuitas para cursos técnicos em seis municípios de MS

IFMS oferece 360 vagas gratuitas para cursos técnicos em seis municípios de MS

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para as 360 vagas em cursos técnicos subsequentes e técnicos integrados, na modalidade Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). As oportunidades são oferecidas em seis municípios e de forma gratuita.

Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, são oferecidas, por meio do edital n° 75/2021, 160 vagas para os cursos de Agricultura (Naviraí e Ponta Porã), Marketing (Dourados) e Zootecnia (Nova Andradina).

Os interessados devem ter o ensino médio completo até a data da matrícula. Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa a formação técnica na área escolhida.

Para os cursos técnicos integrados na modalidade Proeja, são ofertadas 200 vagas — por meio do edital n° 76/2021 —, para os cursos de Administração (Dourados e Três Lagoas) e Manutenção e Suporte em Informática (Corumbá e Naviraí).

Podem participar desta seleção aqueles que tenham pelo menos 18 anos e o ensino fundamental completo até a data da matrícula. Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica escolhida ao mesmo tempo.

Inscrição

São gratuitas e devem ser feitas até o dia 4 de novembro, na Página do Candidato da Central de Seleção. Caso o interessado nunca tenha participado de processo seletivo no IFMS, ele deverá fazer o cadastro prévio no sistema.

Metade das vagas ofertadas é reservada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental (Proeja) ou médio (subsequente) em escolas públicas. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

Também há cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, e para pessoas com deficiência.

A opção pelas Ações Afirmativas (cotas) deve ser informada no ato da inscrição e comprovada na matrícula.

Em ambos editais, a seleção será feita por sorteios eletrônicos, previstos para o dia 11 de novembro.

Ensino técnico

Os cursos serão ofertados de forma presencial, a partir do primeiro semestre de 2022.

A duração de cada curso consta nos respectivos projetos pedagógicos. Ambas modalidades permitem o exercício profissional na área escolhida ao término do curso.

A previsão é de que as aulas tenham início no dia 7 de fevereiro do ano que vem.