Veja os países em que a nova variante ômicron já foi detectada

Ômicron, a nova muta√ß√£o do coronavirus, j√° tem casos confirmados em seis países e um território, em três continentes, somando 91 casos desde que a cepa foi relatada pela primeira vez pela √Āfrica do Sul, em 24 de novembro, conforme registro da Organiza√ß√£o Mundial da Saúde (OMS).

Os casos confirmados foram detectados na √Āfrica do Sul e Botsuana, na √Āfrica, no Reino Unido, Bélgica, Israel, Alemanha e It√°lia na Europa, e em Hong Kong, na √Āsia. H√° ainda casos suspeitos sendo investigados na Holanda, onde passageiros que chegaram ao país em voos que partiram da √Āfrica do Sul testaram positivo para Covid.

Foto: NIH/NIAID

Para conter o avan√ßo dessa nova muta√ß√£o do coronavirus, que é considerada potencialmente mais contagiosa pela OMS, governos de países na √Āsia, Oceania, Europa e Américas est√£o fechando as fronteiras a voos provenientes da √Āfrica.

No Brasil, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou neste s√°bado (27) que o Brasil fechar√°, a partir de segunda-feira (29), as fronteiras aéreas para seis países da √Āfrica por causa da nova variante do coronavírus, classificada hoje como “preocupante” pela OMS.

Veja a lista de casos confirmados até as 16h deste s√°bado (27):

– √Āfrica do Sul: 77
– Botsuana: 4
– Hong Kong: 1
– Reino Unido: 2
– Bélgica: 1
– Israel: 1
– Reino Unido: 2
– Alemanha: 2
– It√°lia: 1