Procurando profissionalização? Confira cursos gratuitos de iniciação profissional em MS

Procurando profissionalização? Confira cursos gratuitos de iniciação profissional em MS

Oportunidade para quem deseja se profissionalizar neste começo de ano, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) têm cursos abertos de Iniciação Profissional gratuitos e de outras diversas categorias.

Os cursos são EAD (Ensino à Distância), garantindo que o aluno e futuro profissional não vai precisar sair de casa para estudar. No Senai, os cursos disponíveis são de:

  • Consumo Consciente de Energia
  • Desenho Arquitetônico
  • Educação Ambiental
  • Empreendedorismo
  • Finanças Pessoais
  • Lógica de Programação
  • Logística (5's e almoxarifado)
  • Metrologia
  • Noções Básicas de Mecânica Automobilística
  • Propriedade Intelectual
  • Segurança do Trabalho
  • Tecnologia da Informação e Comunicação

Os cursos são de oferta nacional e podem ser feitos clicando neste link. Não há limites de vagas. Para se candidatar é preciso fazer cadastro e login no site Mundo Senai.

Também está disponível em Campo Grande e de forma gratuita, o curso de Construtor de Móveis por Meio de Processos Convencionais. Nas aulas, os estudantes vão desenvolver competências relativas à técnicas de trabalho e processos de utilização de ferramentas manuais e máquinas estacionárias para confecção de móveis.

O requisito é que o aluno tenha 18 anos e ter concluído pelo menos o ensino fundamental. A carga horária do curso é de 160 horas e as aulas estão programadas para começar no dia 1º de fevereiro, de forma presencial. O endereço é Avenida Rachid Neder, número 1.939, em Campo Grande. O telefone para conta é o (67) 3357-2000 ou no email.

Senac

O Senac EAD liberou diversos cursos, com conteúdos autoinstrucionais e vídeos. Todos os participantes dos cursos receberão certificados com validade em todo território nacional, com exceção da lista de conteúdos autoinstrucionais.

São cursos relacionados a informática, meio ambiente, saúde, gestão e muitos outros. A lista completa pode ser conferida clicando aqui e para ter acesso aos cursos somente é necessários fornecer algumas informações - Alguns cursos da lista não estão mais disponíveis.

Sest Senat

Na área de transporte também há curso gratuitos disponíveis na plataforma de educação a distância, que já conta com mais de 200 cursos distribuídos em seis áreas: transporte, gestão, regulamentados, educação, saúde e social. A lista com os cursos pode ser conferida aqui.

Para realizar as inscrições, o aluno deve cadastrar-se na plataforma EAD. Então, escolher os cursos que deseja fazer e matricular-se. Não há número limite, ou seja, a pessoa pode fazer quantos cursos quiser. As aulas são autoinstrucionais. Assim, o estudante tem acesso ao material e às aulas interativas e define o próprio ritmo de estudos.

Ao concluir os estudos, o aluno deve responder à avaliação final. O Sest Senat disponibiliza o certificado de conclusão para download após a pessoa ser aprovada e responder a avaliação de reação.

Sejuv

A Sejuv (Secretaria Municipal de Juventude) também oferta cursos profissionalizantes para qualificar os jovens de Campo Grande. Os cursos disponíveis podem ser acessados neste link. É necessário fazer o cadastro e escolher o curso que quer fazer. A Sejuv também divulga as oportunidades por meio das redes sociais @sejuvcg.