Pai relata choque após filho fugir do Amazonas para São Paulo em avião

Estudante da quarta série do ensino fundamental, Emanuel Marques, 9, viajou escondido dos pais cerca de 2,7 mil km entre Manaus e Guarulhos (SP) para realizar o sonho de morar em São Paulo. Ele saiu de casa enquanto a mãe dormia, pegou dois ônibus até o aeroporto e conseguiu driblar os funcionários da companhia aérea. O garoto estava sem mala, passagem e documentos.

À reportagem, o eletricista Wanderley Belo, 38, disse que o filho “se encantou” com São Paulo após conhecer a cidade em janeiro, quando visitou uma tia paterna, em Campinas (SP). A previsão era retornar à capital paulista durante as férias de julho, mas o garoto não se aguentou de ansiedade.

O sumiço de Emanuel ganhou repercussão após familiares buscarem o paradeiro do garoto. Ele desapareceu no sábado (26) e foi encontrado no mesmo dia após desembarcar em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Ele já está com a família, em Manaus, e passa bem.

Pai relata choque após filho fugir do Amazonas para São Paulo em avião
Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Wanderley, os pais ainda não decidiram se tomarão alguma medida contra o aeroporto e a Latam. Eles também ainda buscam saber como contornar o desejo de Emanuel, pois ele teria confidenciado aos funcionários da companhia aérea que tentaria mais uma vez fugir.

“Precisamos verificar o que iremos fazer, porque ele prometeu aos funcionários que voltaria a tentar de novo. Se conseguiu uma vez, poderia em outra oportunidade”, pondera o pai. Como o menino quer morar na capital paulista, os pais devem buscar uma solução. “Apesar de esperteza, ele não tem noção da repercussão do caso e do nosso desespero. Não tratamos como uma brincadeira, mas como algo sério. Estamos ainda em choque, pois já pensou se ele conseguisse sair de Guarulhos? Não sabemos o que poderia acontecer”.

A saga até São Paulo

O pai contou que à reportagem que, por volta das 5h30, a mãe dele foi ao quarto verificar se estava tudo bem com o filho, que dormia. Às 7h, contudo, o susto tomou conta da casa após a constatação de que o garoto não estava mais na cama.

“Fizemos as buscas no bairro, no terminal de ônibus e apenas fiz um pente fino rápido no aeroporto, pois nunca imaginava que ele teria ido para lá”, relatou Wanderley, sobre as buscas. Emanuel tem pais separados e estava na casa da mãe quando saiu de casa.

O garoto pegou dois ônibus para chegar ao Aeroporto Internacional de Manaus. Ele sabe ler e escrever, mas perguntou aos motoristas a condução que o levaria ao terminal aeroportuário.

Pai relata choque após filho fugir do Amazonas para São Paulo em avião
Foto: Divulgação/Latam

Ao chegar lá, procurou os painéis indicando o próximo horário para Guarulhos e esperou algumas horas antes de embarcar no próximo voo.

Segundo o pai, Emanuel conseguiu driblar a segurança do aeroporto após esperar ao lado de outras crianças que estavam na fila de embarque, o que pode ter confundido os funcionários da Latam, companhia aérea envolvida no caso.

“Enquanto estavam conferindo a passagem de outras pessoas, ele conseguiu passar por trás da funcionária e se misturou com outras crianças”, descreve o pai.

O menino entrou no avião e buscou um assento vazio e não saiu mais de lá até chegar a Guarulhos. Só quando aterrissou em São Paulo acabou descoberto por um funcionário da Latam.

“Ele perguntou para um funcionário da Latam qual ônibus poderia pegar para ir para Campinas. O funcionário o questionou sobre os pais, e acabou contando a história, dizendo que iria para casa de uma tia”, lembra Wanderley, após contato com o filho.

Foi a tia paterna que avisou os pais de Emanuel, que, em meio ao susto, ainda buscam entender como o garoto conseguiu atravessar o país sem que ninguém o percebesse. “Tem adulto que nem consegue chegar ao aeroporto”, diz o pai.

Emanuel retornou para Manaus no domingo (27) após a Latam destacar um funcionário para o acompanhar.

O que dizem a Latam e a Polícia Civil

A Latam informou ter identificado o menor desacompanhado durante o voo e acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar para lidar com a ocorrência após o pouso, registrado às 21h09.

A reportagem entrou em contato com a Latam para perguntar como o garoto conseguiu embarcar burlando o esquema de segurança. Em nota, a empresa afirmou que “após investigações internas junto ao sistema de segurança do aeroporto de Manaus, a empresa lamenta o ocorrido e informa que medidas de segurança já estão sendo reforçadas e tomadas para garantir que este tipo de situação não volte a ocorrer.”

A Polícia Civil do Amazonas apura o caso e descarta violência contra a criança. A hipótese principal é de que Emanuel aprendeu tudo pela internet.

“A criança agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet sobre como entrar em um avião despercebida. Segundo a unidade especializada, a criança não tem histórico de violência familiar e, durante oitivas, a mesma informou que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo, com outros familiares”, diz um trecho da nota da corporação.

Em nota à reportagem, o Aeroporto de Manaus informou que, após o ocorrido, “iniciou a implantação de um plano de ações corretivas para evitar que a situação se repita”.

“Entre elas estão revisão de procedimentos em vigor e intensificação da supervisão de acessos, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança. Algumas adequações na infraestrutura já previstas pela administração também reforçarão a vigilância no embarque”, listou.