Instabilidade no site do TSE preocupa eleitores e gera fila desde cedo no TRE em Curitiba

Instabilidade no site do TSE preocupa eleitores e gera fila desde cedo no TRE em Curitiba

Com a instabilidade apresentada no site do TSE desde segunda-feira (2), os serviços de emissão, regularização ou atualização do título de eleitor ficaram inacessíveis. No início da tarde, o Título Net, de autoatendimento ao eleitor, ficou fora do ar. A preocupação com o fim do prazo levou muitas pessoas a buscarem o atendimento presencialmente.

A CAEC, que fica na Rua João Parolin, 55, abre às 9h, mas já havia cidadão à espera da abertura horas antes nesta terça-feira (3). O capitão Marques, do Exército, foi um dos que não conseguiram verificar a situação eleitoral pelo site do TSE e resolver conferir presencialmente.

“Vim verificar, porque não consegui pelo site. Tem muita inconsistência, não consegui ver minha situação, então vim aqui hoje só pra ver a minha situação do título de eleitor. Ver se está tudo ok, porque a gente precisa exercer nosso direito. Ontem tava mais cheio ainda. Hoje tá um pouco mais tranquilo, mas, mesmo assim, se tivesse funcionando bem o site, a gente teria resolvido tudo pela internet”,

afirma.

A eleitora Fernanda de Lima conta que chegou às 6h30 na fila da Central de Atendimento. Ela tem endereço eleitoral em São Paulo e quer transferir para Curitiba, para poder votar nas próximas eleições, em outubro.

“Estou há 12 anos sem votar, sempre justifiquei”, revela Fernanda.

O eleitor Emerson Adriano da Silva procurou atendimento na segunda-feira, mas desistiu quando viu o tamanho da fila e resolveu retornar nesta manhã terça. Antes das 8h ele já estava a postos.

“Ontem [segunda, 2] às 14h30 tava chegando na Marechal a fila, aí resolvi vir hoje, que diz que era pra estar mais tranquilo. Pra garantir cheguei bem cedo”, relata.

Emerson está com o título de eleitor bloqueado e precisa regularizar a situação, para poder votar este ano.

“Quero regularizar tudo certinho. A gente tá vendo que precisa do voto. Pra pedir nosso direito, tem que estar atuando também”,

diz ele.

Regularização dos acessos online

A reportagem da Banda B realizou testes nos sites do TSE e TRE-PR e ainda não verificou problemas com conexão, ao menos até às 9h desta terça-feira. O TRE, por meio da assessoria de imprensa, informou para a Banda B que deve divulgar uma nota oficial à tarde sobre a situação do dia, confirmou que o site do TSE apresentou lentidão na segunda-feira por conta do grande número de acessos e que o Tribunal prometeu regularizar isso nesta terça.