Saiba como será a campanha de vacinação contra gripe e sarampo em Curitiba

A prevenção é o melhor remédio. E a melhor prevenção para doenças é a vacina. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça aos curitibanos dos públicos prioritários para a vacinação contra a gripe e o sarampo que procurem uma das unidades de saúde para se imunizarem.

As vacinas contra os vírus influenza e morbillivirus, causadores da gripe e do sarampo, respectivamente, estão sendo ofertadas durante a campanha nacional do Ministério da Saúde, que vai até 3 de junho. A imunização nas unidades de saúde é para os grupos considerados prioritários pelo Ministério, formados por pessoas mais vulneráveis a desenvolver quadros graves da doença.

Saúde tira dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra Gripe e Sarampo. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Nesses grupos prioritários que recebem a vacina contra a gripe estão: pessoas idosas (acima de 60 anos), gestantes e puérperas, pessoas com doenças crônicas crianças (6 meses e menores de 5 anos) e trabalhadores da Saúde. Estes dois últimos grupos também recebem, durante a campanha, a vacina contra o sarampo.

“A vacina é a ferramenta mais potente para evitar essas doenças como a gripe, o sarampo, a covid-19. É essencial que todos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, mantenham as vacinas em dia, ficando mais protegidos e contribuindo para a proteção do outro”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.


Com o intuito de que os curitibanos que devem receber as vacinas contra gripe ou contra o sarampo participem da Campanha, a SMS esclarece as principais dúvidas sobre a vacinação contra essas doenças:

SOBRE A CAMPANHA

Quem pode receber a vacina contra a gripe?
Devem procurar as Unidades de Saúde para receber a vacina contra a gripe (influenza) pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, pessoas com doenças crônicas. As equipes de Saúde também realizam a vacinação extramuros da população indígena e em situação de rua.
Trabalhadores da saúde serão vacinados na sede do Coren-PR (leia mais abaixo).
A partir do recebimento de novos lotes dos imunizantes, Curitiba vai convocar outros grupos prioritários da campanha: professores, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança e população privada de liberdade. Pessoas desses grupos devem se atentar aos canais oficiais da Prefeitura (siteFacebook  ou Instagram) para as novas convocações. 
Esses públicos fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que considera maior a vulnerabilidade dessas pessoas para complicações causadas pela gripe.

Por que idosos estão recebendo a vacina da gripe junto da vacina da covid-19? 
A SMS optou por realizar a vacinação simultânea dos idosos (vacina da gripe + 4ª dose da vacina contra covid-19) para maior conforto do cidadão, ao se deslocar uma única vez para receber dois imunizantes. Caso a pessoa prefira, o idoso pode receber os imunizantes em datas diferentes. Só não pode deixar de se proteger.

A vacina da gripe, do sarampo e da covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia?
No caso das vacinas contra gripe e sarampo, elas podem ser recebidas no mesmo dia, sem contraindicações em qualquer faixa etária (inclusive as crianças). 
A aplicação dessas vacinas junto com o imunizante contra a covid-19 é possível para pessoas com 12 anos ou mais. 
Crianças indígenas entre 5 e 11 anos ou as que tenham alguma comorbidade ou deficiência nessa faixa etária precisam esperar 15 dias, após o imunizante da covid-19, para receber qualquer outra vacina, inclusive as contra gripe e sarampo. A orientação nesses casos é que seja priorizada a vacina contra covid-19. 
Importante lembrar que, até o momento, crianças menores de 5 anos não recebem vacina contra covid-19.

O que é necessário levar à Unidade de Saúde para recebe a vacina da gripe ou do sarampo? 
Basta ir a uma das Unidades de Saúde que estão aplicando as doses da campanha, com documento com foto, CPF. O comprovante de residência de Curitiba é necessário caso a pessoa ainda não seja cadastrada na Unidade de Saúde.
Na vacinação infantil, é preciso apresentar também documento com foto e CPF do pai ou responsável.
A SMS lembra que em Curitiba continua obrigatório o uso máscaras em serviços de saúde. Portanto, para a vacinação, é obrigatório usá-la. 

Quais os trabalhadores podem receber as vacinas contra gripe e contra sarampo?
Durante a campanha, serão vacinados no próprio local de trabalho aqueles trabalhadores da saúde que atuam nos hospitais e das unidades de saúde de Curitiba.
Também podem se vacinar os trabalhadores de espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, cuidadores de idosos e doulas (parteiras). Os trabalhadores de apoio (recepcionistas, administrativos, seguranças, limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias) dos serviços de saúde também podem receber o imunizante, desde que comprovem vínculo profissional com um estabelecimento da área de saúde.
Para este grupo, a vacinação será feita até 3/6 no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, Seminário), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Em que situações a vacina é contraindicada?
Se a pessoa estiver com algum sintoma gripal, é indicado a pessoa aguardo pleno reestabelecimento, após melhora clínica do quadro agudo e ausência de febre, para se imunizar.
A vacina da gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação alérgica grave quando tomaram a vacina da gripe anteriormente.
Já a vacina de sarampo é contraindicada para gestantes e crianças menores de 5 anos com imunodepressão grave por pelo menos 6 meses ou com sintomatologia grave.

GRIPE

Quem são as pessoas com doenças crônicas que fazem parte desse grupo prioritário para receber a vacina contra a gripe? 
Fazem parte deste grupo prioritário, segundo definição do Ministério da Saúde, aqueles com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas, além de pessoas com diabetes, obesas, imunossuprimidas, transplantadas ou que têm alguma trissomia. Confira aqui osdocumentos específicos para este grupo que devem ser apresentados. 

A vacina contra a gripe é em dose única?
Sim. A exceção são as crianças que serão vacinadas pela primeira vez. Estas devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira. Para os curitibinhas que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores, o esquema vacinal será com apenas uma dose.

Por que é preciso tomar a vacina da gripe todo ano?
A vacinação anual contra a gripe é fundamental por conta da variação dos subtipos de influenza circulantes no Brasil, que mudam todo ano. Todos os anos, a composição da vacina é atualizada contra as novas cepas identificadas pela Organização Mundial da Saúde.

A nova vacina da gripe já está atualizada com a nova cepa H3N2?
Sim. Produzida pelo Instituto Butantan, a atual versão da vacina da Influenza é trivalente, sendo composta pelo vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B. 

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Porque crianças estão recebendo a vacina da gripe com a vacina contra o sarampo? 
A campanha visa proteger as crianças contra a gripe e também contra o sarampo, duas doenças de transmissão respiratória com maior probabilidade de agravamento no público infantil, que ainda está desenvolvendo seu sistema imunológico.
A vacinação contra o sarampo visa barrar a circulação do vírus no país. O Brasil tem a circulação ativa do vírus. São Paulo já confirmou dois casos da doença este ano.
O Brasil esteve livre do sarampo entre 2016 e 2019, período em que tinha recebido o certificado de país livre da doença pela Organização Pan-Americana da Saúde. Desde 2017 a cobertura vacinal nacional da VTV está abaixo da meta, ampliando o risco de maior circulação do vírus causador da doença.

Há circulação de sarampo em Curitiba?
Em Curitiba, não há registro da doença esse ano. Mas com a circulação das pessoas para outras cidades, a doença pode chegar e se espalhar se não houver um grande movimento de vacinação. 

Qual é o imunizante aplicado para a proteção contra o sarampo? 
A proteção contra o sarampo vem com a vacina tríplice viral (VTV), que também previne contra a caxumba e a rubéola. 

Meu filho já se vacinou contra o sarampo. Ele precisa receber a vacina durante a Campanha? 
Sim. A VTV será aplicada mesmo nas crianças que estiverem com a situação vacinal em dia.

Por que é importante se vacinar contra o sarampo? 
Causado pelo vírus causada pelo morbillivirus, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. 
A transmissão acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar, falar ou respirar. Não existe tratamento específico para o sarampo e a vacina é a principal forma de combate à doença.

Posso vacinar meu filho contra o sarampo em outro período do ano? 
Sim. A tríplice está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde.

Quando a vacina contra o sarampo deve ser aplicada? 
É uma vacina aplicada como rotina na infância, em duas doses: a primeira, tomada com um ano de idade e a segunda, com 15 meses.
Para quem tem até 29 anos, a vacina é feita em duas doses, que devem ser tomadas com intervalo mínimo de um mês entre elas. Para pessoas entre 30 e 59 anos que ainda não receberam esse imunizante, a aplicação é em dose única. Para profissionais da saúde, o Ministério da Saúde disponibiliza em duas doses, com intervalo de um mês para qualquer faixa etária.