Ministério Público vê ação violenta na cracolândia e abre inquérito em SP

Ministério Público vê ação violenta na cracolândia e abre inquérito em SP

Os promotores Reynaldo Mapelli e Arthur Pinto Filho (Direitos Humanos), Luciana Bergamo (Infância e Juventude) e Marcus Vinicius Monteiro dos Santos (Habitação e Urbanismo) afirmam que a recente operação foi mais violenta do que a realizada há uma década porque desta vez houve a morte de um homem.

Na última quinta-feira (12), Raimundo Nonato Fonseca Júnior, 32, foi baleado durante um tumulto. Um policial civil que acompanhava o deslocamento de usuários de drogas pelas ruas do centro é acusado de ter atirado contra o grupo. O DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa) investiga se o disparo matou o usuário de drogas.

Os promotores também afirmam no documento que “o número de dependentes químicos não se alterou nos últimos dez anos e que a cracolândia ainda conta com média de 500 pessoas durante o dia e 2.000 pessoas à noite”.

?Está previsto para os próximos dias o início de nova ação da Polícia Civil e da Prefeitura de São Paulo para coibir o tráfico e o uso de drogas no centro da cidade. Na nova estratégia, os agentes deverão abordar os dependentes químicos que estiverem consumindo crack na rua e os levar para a delegacia, de onde serão encaminhados para tratamento.

O inquérito civil irá apurar, entre outros detalhes, o trâmite da prefeitura para internar usuários de drogas. O jornal Folha de S.Paulo mostrou que o programa Redenção, da gestão municipal, encaminhou apenas duas pessoas a comunidades terapêuticas a partir de convênio com o governo estadual que prevê 59 vagas de internação.

Será investigado também o fato de que usuários, durante a operação policial, procuraram os equipamentos de saúde, que estavam fechados em horário de expediente, como noticiado pela Folha de S.Paulo.