Urbs cede ônibus para auxiliar o transporte das pessoas em situação de rua

A Urbanização de Curitiba (Urbs) está auxiliando no transporte de pessoas em situação de rua nos dias mais frios. Em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria do Governo Municipal (SGM), um ônibus da frota de veículos da cidade vem fazendo o translado entre a Casa de Passagem Solidariedade, no Rebouças, até a Casa de Passagem Iguaçu, no bairro Cajuru.

Urbs cede ônibus para auxiliar o transporte das pessoas em situação de rua
Urbs cede ônibus para auxiliar o transporte das pessoas em situação de rua. Curitiba, 14/06/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O transporte é acionado sempre que a temperatura fica igual ou menor que 8 graus, quando são intensificados os trabalhos de abordagem e acolhimento da FAS dentro da Ação Inverno. 

Quando a Casa de Passagem Solidariedade atinge 95% de ocupação, as pessoas em situação de rua que chegam ao local, após uma triagem, são encaminhadas para a Casa de Passagem Iguaçu.

O ônibus transporta, por viagem, cerca de 60 pessoas, com idades de 18 a 70 anos. O veículo é destacado da frota operante do transporte coletivo no fim do dia para fazer a operação.

Essa é a primeira vez que um ônibus da frota da cidade é usado para auxiliar na Ação Inverno. O objetivo é poder fazer rapidamente o transporte das pessoas acolhidas.

Nos acolhimentos do município, as pessoas em situação de rua têm acesso a local para higiene, roupa limpa, alimentação e cama quente. Depois de jantar e poder dormir em uma cama quentinha, protegidos do frio, os acolhidos recebem, no dia seguinte, café da manhã e pegam o ônibus de volta até a Casa de Passagem no Rebouças.

Com as baixas temperaturas desta semana, o reforço no acolhimento, que complementa o trabalho que já é executado pela FAS 24 horas todos os dias, vai até a madrugada da próxima quinta-feira (16/6).