Apple interrompe armazenamento de áudios gravados pela Siri

Empresa permitirá que apenas seus próprios funcionários revisem o áudio, em vez de terceirizados. Gigante da tecnologia já havia cancelado a análise de [...]

Apple interrompe armazenamento de áudios gravados pela Siri

Empresa permitirá que apenas seus próprios funcionários revisem o áudio, em vez de terceirizados. Gigante da tecnologia já havia cancelado a análise de conteúdos da assistente pessoal. Apple interrompe armazenamento de áudios gravados pela Siri

Thomas Peter/Reuters

A Apple anunciou nesta quarta-feira (28) que abandonará sua prática padrão de armazenar arquivos de áudio gravados pela assistente pessoal Siri e permitirá que apenas seus próprios funcionários revisem o áudio coletado, em vez de terceirizados.

A empresa disse que a pausa no programa permanecerá em vigor até que as alterações sejam realizadas, mas não deu uma data.

Por que as empresas de tecnologia contrataram pessoas para transcrever áudios de usuários?

As mudanças ocorreram após a gigante da tecnologia interromper um programa de análise da Siri, no qual pessoas ouviam gravações de áudios de usuários para determinar se a assistente havia respondido adequadamente a pedidos para fazer coisas como ler mensagens não lidas ou compromissos futuros do calendário.

A Apple suspendeu o programa após o jornal The Guardian informar que os contratados que trabalhavam em nome da Apple ouviam regularmente informações confidenciais, vendas de drogas e casais fazendo sexo.

O aumento do escrutínio público e político das práticas de privacidade de dados forçou o aumento de transparência nas empresas do Vale do Silício, com o Google interrompendo análises de gravações de áudio de seu assistente de voz em todos os idiomas, após um vazamento de dados sobre os áudios na Holanda.

A Apple promoveu suas práticas de privacidade em um esforço para se distanciar das rivais e tomou medidas desde o lançamento da Siri em 2011 para limitar a coleta de dados.

As gravações de áudios são excluídas após um período definido, os usuários são identificados por um número aleatório e dados como mensagens não lidas ou compromissos do calendário de um usuário não são enviados aos servidores da Apple.

Mas a Apple recorreu à revisão humana para melhorar o serviço, processo que pode reduzir pela metade as taxas de erro de reconhecimento de fala. A Apple diz que o número de gravações de áudio revisadas foi pequeno - menos de 0,2% do total -, mas os usuários não tinham como optar por não ter o áudio armazenado e revisado por humanos, exceto desligando a Siri por completo.