Usuários reclamam que atualização do Windows 10 deixa sistema lento

Além de excesso de processamento em funções da Cortana, menu Iniciar não carrega buscas. Usuários estão relatando em fóruns da web que a atualização do [...]

Usuários reclamam que atualização do Windows 10 deixa sistema lento

Além de excesso de processamento em funções da Cortana, menu Iniciar não carrega buscas. Usuários estão relatando em fóruns da web que a atualização do Windows 10 identificada por "KB4512941", lançada no dia 30 de agosto, está fazendo com que a Cortana use uma quantidade excessiva de processamento, o que pode deixar todo o computador mais lento.

Em fóruns na internet, os usuários alegam que o problema pode ser solucionado reativando a integração do menu Iniciar com a pesquisa do Bing, o que significa que esse recurso pode ter alguma relação com o problema.

O G1 confirmou o excesso de processamento na Cortana e a impossibilidade de usar o menu iniciar para fazer pesquisas após instalar a atualização.

Cortana aparece com processamento elevado no Gerenciador de Tarefas.

Reprodução

A Microsoft tem uma página específica para cada atualização lançada, reunindo todas as informações pertinentes a respeito das mudanças. Até esta terça-feira (3), a página da Microsoft afirma que a companhia não está ciente de qualquer problema causado pela atualização.

O Windows 10 vem configurado de fábrica para enviar tudo o que é digitado no menu iniciar — letra por letra, em alguns casos — para os servidores do Bing. A pesquisa no Bing é utilizada para exibir resultados da web ao lado dos resultados de arquivos e aplicativos locais.

Integração com o Bing no Iniciar

Embora o menu Iniciar também possa ser usado para procurar e encontrar arquivos armazenados localmente no computador, apenas as pesquisas que explicitamente definem um contexto local (como "documentos:") não são enviados ao Bing.

Quando foi lançado, o Windows 10 possuía um ajuste para desativar essa integração com o Bing, mas a opção não existe mais nas versões Home e Pro do Windows 10.

Segundo os relatos na web, o excesso de processamento gerado pela atualização impacta principalmente quem desabilitou a pesquisa do Bing no menu Iniciar logo após instalar a primeira versão do Windows 10 (quando a opção existia) e quem utiliza de truques para acionar esse ajuste nas versões mais recentes.

De acordo com o site "Windows Latest", o problema chegou a ser identificado e relatado pelos "Insiders", os usuários que voluntariamente testam as atualizações do Windows antes de elas serem distribuídas. A ferramenta da Microsoft, no entanto, categoriza a importância dos problemas conforme o número de votos que recebe e esses aviso não receberam muitos votos, de acordo com o site.

Soluções

Além de desinstalar a atualização (o que pode ser feito em Configurações > Atualização e segurança > Histórico de atualizações > Desinstalar atualização), usuários também descobriram que em alguns casos é possível corrigir o problema restaurando uma pasta de cache antiga da Cortana.

Opção desinstala a atualização que causa o problema.

Reprodução

Reativar a integração com o Bing no Windows também é uma opção. Para isso, é preciso abrir o "Bloco de Notas" e colocar o seguinte código:

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USERSoftwareMicrosoftWindowsCurrentVersionSearch]

"BingSearchEnabled" = 1

O arquivo deve ser salvo como "RestauraBing.reg" (com aspas) e em seguida executado com um duplo clique. A alteração no registro que será realizada vai reativar a pesquisa do Bing no menu Iniciar.

Caso o usuário tenha interesse em bloquear o Bing, o recomendado é realizar um bloqueio de rede no firewall ou em outro mecanismo.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Selo Altieres Rohr

Ilustração: G1