Uso da capacidade industrial tem pior nível em 30 anos, aponta Abiquim

Uso da capacidade industrial tem pior nível em 30 anos, aponta Abiquim

As empresas do setor químico atingiram, em julho, 65% de utilização da capacidade instalada de uso industrial. Esse foi pior índice registrado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) há 30 anos, desde que iniciou o levantamento, em 1989. No acumulado do ano, o nível de utilização foi de 70%, abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando foi de 76%.

Para a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira, a falta de competitividade no setor é o principal fator influenciador no resultado abaixo do esperado."Essa situação é agravada pelo fato de que as importações cresceram 10%, alcançando 40% do mercado. Esse cenário é explicado pela falta de competitividade do setor, que é atribuída ao elevado custo de energia, de matéria prima e a questões de logística, que impactam seriamente o nosso setor", explicou.

A Abiquim aguarda a concretização das mudanças no mercado de gás, anunciado pelo governo federal, com a promessa da redução sensível do preço da energia para a matéria prima da petroquímica.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos