Oscar 2020 anuncia os indicados nesta segunda-feira; veja tudo o que você precisa saber

Oscar 2020 anuncia os indicados nesta segunda-feira; veja tudo o que você precisa saber

G1 transmite anúncio ao vivo e analisa a lista de indicados, a partir das 10h20. 'Entre facas e segredos', 'Coringa', 'O Irlandês', 'Parasita' e 'Era uma vez em Hollywood' são alguns dos favoritos ao Oscar 2020

Divulgação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta segunda-feira (13), em Los Angeles, os indicados ao Oscar. A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.

O G1 transmite o anúncio ao vivo e também analisa a lista de indicados, a partir das 10h20.

Vai ter Brasil?

Cena do documentário 'Democracia em Vertigem'

Divulgação

O documentário "Democracia em vertigem", da brasileira Petra Costa, está em uma pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista final terá cinco concorrentes.

"Democracia em vertigem" mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.

A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Outro filme pré-indicado na categoria de documentário, "Privacidade hackeada", tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.

15 documentários pré-indicados ao Oscar:

"Democracia em vertigem"

"Advocate"

"American Factory"

"The Apollo"

"Apollo 11"

"Aquarela"

"The Biggest Little Farm"

"The Cave"

"For Sama"

"Privacidade hackeada"

"Honeyland"

"Knock Down the House"

"Maiden"

"Midnight Family"

"One Child Nation"

Filme internacional

Choi Woo-sik, Song Kang-ho, Jang Hye-jin e Park So-dam em cena de 'Parasita'

Divulgação

Na categoria de filme internacional, que era chamada de filme em língua estrangeira, o Brasil ficou de fora da pré-lista. "A vida invisível" havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar a vaga. Ele ganhou a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem "Parasita", da Coreia do Sul, e "Dor e glória", da Espanha.

10 filmes internacionais pré-indicados ao Oscar:

"O pássaro pintado" - República Tcheca

"Truth and Justice" - Estônia

"Les Misérables" - França

"Those Who Remained" - Hungria

"Honeyland" - Macedônia

"Corpus Christi" - Polônia

"Beanpole" - Rússia

"Atlantics" - Senegal

"Parasita" - Coreia do Sul

"Dor e glória" - Espanha

Outras categorias

Taika Waititi, Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Bong Joon-Ho e Sam Mendes são os indicados na categoria principal do prêmio dos Sindicados dos Diretores da América em 2020

Divulgação, Jordan Strauss/AP, Jean-Paul Pelissier/Reuters e Paul Drinkwater/NBC via AP

Os concorrentes à principal categoria do Sindicato dos Produtores da América (PGA, na sigla original) são "1917", "Ford vs Ferrari", "O Irlandês", "Jojo Rabbit", "Coringa", "Entre facas e segredos", "Adoráveis mulheres", "História de um casamento", "Era uma vez em Hollywood" e "Parasita".

Com grande parte dos membros votantes da Academia, e um sistema de votação parecido, o PGA é um dos melhores termômetros da categoria principal do Oscar. Em 30 anos, as escolhas das duas organizações coincidiram 21 vezes – inclusive em 2019, com "Green Book: O Guia".

Veja os indicados de cada um dos sindicatos:

Veja os indicados ao prêmio do Sindicato dos Diretores

Veja os indicados ao prêmio do Sindicato dos Atores

Veja os indicados ao prêmio do Sindicato dos Roteiristas

Veja os indicados ao prêmio do Sindicato dos Produtores

Como funciona a votação do Oscar

Não vai ter apresentador

A edição de 2020 do Oscar não terá apresentador. Na edição passada, estava tudo certo para o comediante Kevin Hart apresentar a cerimônia, mas depois de polêmicas com postagens homofóbicas, ele decidiu que não iria assumir o posto.

A edição de 2019 havia sido a primeira sem apresentador em 30 anos. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas faz o Oscar desde 1929 e só por seis vezes não houve alguém conduzindo a cerimônia.

Os vencedores das edições de 2019, 1989, 1971, 1970, 1969 e 1939 foram anunciados por vários artistas, chamados de "Amigos do Oscar", de forma semelhante ao que deve acontecer neste ano.